Voltar para a tela anterior.

Moção apoia a imediata cassação do deputado federal Eduardo Cunha

Proposto pela bancada petista, o documento aponta inquéritos contra ele, no STF


A imediata cassação do deputado federal Eduardo Cunha, que preside a Câmara dos Deputados, foi solicitada por meio de moção, aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (28/04). A proposição do texto coube à bancada petista, formada pelos vereadores Ana Corso, Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão (líder). O documento também pede a consequente deposição de Cunha da Presidência.

A moção refere que Cunha é investigado na Operação Lava-Jato (apura crimes de corrupção na Petrobras) e responde a inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). Informa que o parlamentar também sofreu representação dos partidos PSOL e Rede Sustentabilidade, junto ao Conselho de Ética da Câmara, por ter supostamente mentido em depoimento à CPI da Petrobras, em março de 2015, quando afirmou não ter contas no exterior, em contrariedade a documentos do Ministério Público da Suíça, enviados à Procuradoria-Geral da República do Brasil.

O requerimento aprovado também indica que, no mesmo Conselho de Ética, segue inconclusa a análise de processo disciplinar contra Cunha, por quebra de decoro parlamentar. Aponta que, depois de saber que deputados petistas não votariam pelo arquivamento da tentativa de cassação contra ele, o presidente da Câmara Federal resolveu abrir processo de impeachment contra a presidente da República, Dilma Rousseff. Acrescenta que, em dezembro de 2015, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou petição ao STF, pelo afastamento de Cunha.

Durante o debate de hoje, diversos vereadores se manifestaram favoravelmente à moção. Os parlamentares ainda comentaram a respeito da crise política em torno do impedimento contra Dilma.

 

MOÇÃO 11/2016 (votação):

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

* EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Ausente

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

28/04/2016 - 20:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo