Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 70 anos de história da Rádio Caxias

A emissora está de aniversário nesta quarta-feira e tem sido referência no jornalismo local


Os 70 anos de história da Rádio Caxias foram celebrados em sessão solene, realizada na noite desta quarta-feira (27/04), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O aniversário da emissora é completado exatamente no dia de hoje. O veiculo tem sido referência no jornalismo local. O presidente da Casa, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, conduziu a cerimônia.

Proponente da homenagem, coube ao vereador Rafael Bueno ocupar a tribuna, de onde fez o pronunciamento do Legislativo caxiense. Lembrou que, desde criança, habituou-se a escutar a rádio. “Pelo que pesquisei, trata-se do veículo radiofônico em atividade mais antigo do país”, salientou. Enfatizou transmissões do Jornal Formolo, das eleições e dos jogos da dupla Ca-Ju. “As partidas futebolísticas ficam mais emocionantes. Tive o privilégio de ouvir a minha eleição a vereador. A emissora sempre leva informações com democracia e imparcialidade”, enalteceu.

Depois de receber placa de reconhecimento da Câmara, o diretor de programação da Rádio Caxias, Alessandro Valim, contou um pouco do histórico de atuação do veículo. Para ele, a prioridade continua sendo informar a comunidade, principalmente, as localidades do Interior do município. Comentou que a emissora procurou se adequar às mídias digitais, mas sem perder o foco nos assuntos locais. Anunciou que, em breve, será lançado um livro sobre os 70 anos, escrito pelo jornalista Marcos Kirst, com um site de memória e história da rádio.

O prefeito municipal Alceu Barbosa Velho fez menção especial à memória de Firmo Carneiro. “Foi um exemplo de homem público e comunicador”, reverenciou. Ele citou muitos personagens desses 70 anos e recordou programas tradicionalistas do falecido músico Honeyde Bertussi. “A Caxias promoveu uma revolução radiofônica, levando vida artística e transmissões aos bairros. A rádio é parte fundamental no desenvolvimento industrial da cidade”, enfatizou.

A solenidade de hoje resultou do requerimento 66/2015, proposto por Bueno, com o apoio dos vereadores Adelino Teles, Arlindo Bandeira, Guila Sebben, Gustavo Toigo, Pedro Incerti, Raimundo Bampi, Washington Cerqueira e Zoraido da Silva. Na matéria, referiram que a Rádio Caxias do Sul, de prefixo ZYF-3, caracteriza-se como a primeira emissora radiofônica da região Nordeste do Estado. Informaram que ela entrou em operação no dia 27 de abril de 1946, traduzindo o sonho de que a cidade, então com forte crescimento populacional e industrial, tivesse à sua disposição uma voz que aglutinasse suas realizações e aspirações.

27/04/2016 - 21:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo