Voltar para a tela anterior.

Oito décadas de atuação do Colégio São Carlos são lembradas pelo Parlamento de Caxias do Sul

Diretora da instituição de ensino, Irmã Sueli Nardin recebeu a homenagem em nome da comunidade escolar, durante a sessão ordinária desta terça-feira (26/04)


A história de oito décadas do Colégio São Carlos foi reconhecida pelo Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta terça-feira (26/04). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, parlamentar Edi Carlos Pereira dos Santos. Em nome da Casa, fez o pronunciamento o vereador Zoraido da Silva/PTB, proponente da homenagem juntamente com outros parlamentares.  

Diante de uma plateia composta principalmente por alunos, professores, funcionários e pais, Zoraido elogiou a dedicação da comunidade escolar e da direção da instituição de ensino, considerando o colégio uma referência cultural. “O São Carlos tem muito a comemorar e Caxias do Sul tem muito a agradecer ao colégio, por ser uma instituição que prioriza a pessoa na sua integralidade e propicia a prática da acolhida e do diálogo, tendo direitos e deveres como seus grandes objetivos”, frisou o vereador.

No aspecto pedagógico, Zoraido salientou que a instituição respeita as competências e possibilidades dos estudantes, os quais respondem com criatividade. O parlamentar parabenizou o comprometimento de toda a comunidade escolar e a estrutura disponibilizada ao ensino e à aprendizagem atualmente.

Diretora do Colégio São Carlos, Irmã Sueli Nardin saudou o Legislativo por conceder a homenagem e explicou que o compromisso educativo faz parte da missão da Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu Scalabrinianas, congregação que mantém a instituição de ensino em Caxias. A comunidade escolar, com todos os grupos que a compõem, recebeu a gratidão de Irmã Sueli porque ajuda a conduzir “mentes mais fortes e humanas e voltadas à construção de uma vida mais justa e fraterna”.

Irmã Sueli detalhou algumas melhorias tecnológicas, de infraestrutura e de ensino que a escola implementou ao longo de sua existência, como a adoção de lousas eletrônicas, de um sistema pedagógico que promove a integração do aluno com os conteúdos propostos e da aposta na interdisciplinaridade, fortalecendo a reflexão constante sobre como se ensina e como se aprende. Segundo a diretora, o pensamento do colégio entende a educação como um caminho para o futuro e uma condição para transformar o presente. Por fim, a diretora lembrou de algumas palavras do Papa Francisco, para quem a educação é um gesto de amor.

O secretário municipal da Educação, Agenor Basso, repassou os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho à equipe do colégio e a seus estudantes e docentes. “Cada um de nós pode tanto quanto conhece. É imensurável a contribuição que o Colégio São Carlos proporcionou a seus alunos e ao município de Caxias do Sul”, afirmou Basso. Ao término da homenagem, a Banda Escocesa do colégio fez uma apresentação ao público.

O requerimento 15/2016, de autoria coletiva e que trata da distinção hoje entregue, foi aprovado por unanimidade pelo plenário. Assinaram como autores à época em que o requerimento foi protocolado os vereadores: Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daiane Mello/PMDB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Flávio Dias/PTB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Pedro Incerti/PDT, Raimundo Bampi/PSB, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Washington Cerqueira/PDT.

 

Sobre o Colégio São Carlos

Fundado em 15 de fevereiro de 1936 e mantido pelas Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu Scalabrinianas, o colégio iniciou suas atividades educacionais com o Jardim de Infância e o Curso Primário. Atualmente, atende à Educação Infantil e aos ensinos Fundamental e Médio. A instituição destaca-se pela prática de formar pessoas que buscam aprender como sujeitos livres, conscientes, críticos e comprometidos com a sociedade na qual estão inseridos, trabalhando, simultaneamente, os aspectos da teoria e da prática.


 

26/04/2016 - 18:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo