Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 40 anos do IPAM em sessão solene

O órgão responde por Previdência e assistência à saúde dos servidores públicos municipais


Os 40 anos do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (IPAM) foram celebrados em sessão solene do Legislativo caxiense, realizada na noite desta terça-feira (12/04), no plenário da Casa. O órgão é o responsável pelos serviços previdenciários e de assistência à saúde dos servidores públicos do município. O presidente da Câmara, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, conduziu a cerimônia.

Proponente da homenagem, junto com outros dez apoiadores, o vereador Flavio Cassina (vice-presidente da Casa) fez o pronunciamento do Legislativo. A partir da tribuna, ele classificou como caóticas as situações dos sistemas de Previdência e de saúde, nos âmbitos do Estado e da União.

Cassina, porém, sustentou que, em Caxias, desde o precursor Valter Neri de Campos, presidente do IPAM de 1964 a 1977, os gestores da autarquia têm contribuído para que a instituição continue sólida, no atendimento aos funcionários. Citou outros dez ex-presidentes. Lembrou que a atual gestora, Cezira Hockele, que assumiu em 1º de maio de 2014, manteve a mesma linha de condução. “Trata-se de servidores que se dedicam com afinco, em prol da categoria”, salientou o parlamentar.

Depois de receber a placa de reconhecimento da Câmara, a presidente do IPAM transmitiu as saudações do prefeito Alceu Barbosa Velho. Ela agradeceu pela honraria. Enalteceu a dedicação de cada colaborador da instituição. “O trabalho diário é sempre feito com eficiência, humanismo e solidez”, destacou Cezira Hockele.

Instituída na gestão do então prefeito Armando Alexandre Biazus, entre os anos de 1962 e 1964, o órgão foi inicialmente nomeado como Seção de Previdência e Assistência Municipal, tendo assessoramento do Conselho de Previdência e Assistência de Pessoal. Em 1974, já na gestão do então prefeito Mário Bernardino Ramos, foi estudada a criação de um departamento para tratar do tema. Durante a tramitação, o projeto tornou-se maior e, em 23 de março de 1976, o IPAM ficou criado, como autarquia municipal, a partir da lei 2.274/1976, na administração do então prefeito Mário David Vanin.

O IPAM oferece aos funcionários públicos municipais serviços de Previdência (aposentadoria, pensão e auxílios) e assistência à saúde. A receita provém da contribuição de cada servidor e dos órgãos empregadores: Administração Centralizada, IPAM, Fundação de Assistência Social (FAS), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e Câmara Municipal.

Como apoiadores do requerimento da homenagem, junto com o autor Cassina, assinaram os vereadores Adelino Teles, Arlindo Bandeira, Daiane Mello (ex-vereadora), Flávio Dias (ex-vereador), Guila Sebben, Gustavo Toigo, Pedro Incerti, Raimundo Bampi (ex-vereador), Renato Oliveira e Zoraido da Silva.

12/04/2016 - 20:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo