Voltar para a tela anterior.

Presidente da Comunidade Down Caxias divulga participação de atleta em campeonato internacional

Tania Rocha esteve no Legislativo caxiense nesta quinta-feira (07/04) e destacou o empenho do atleta Matheus Rocha no taekwondo


A presidente da Comunidade Down Caxias, psicóloga Tania Rocha, durante a plenária do Parlamento caxiense desta quinta-feira (07/04), exaltou o potencial do atleta Matheus Rocha, que participará do Campeonato Mundial de Taekwondo ATA (American Taekwondo Association), nos Estados Unidos. O espaço da tribuna foi aberto para a dirigente se manifestar a partir de acordo de líderes.

Mãe de Matheus, 24 anos, Tania informou que o jovem será o primeiro brasileiro a marcar presença na competição, dentro de uma categoria especial. O próprio Matheus disse que está animado com a chance de representar Caxias do Sul no campeonato, que ocorre de 28 de junho a 1º de julho de 2016 e é um dos maiores eventos mundiais de artes marciais realizados anualmente. Matheus também estava na sessão nesta quinta-feira e se emocionou ao ser aplaudido pelos parlamentares e pela população presente. Ele pratica taekwondo há uma década.

Tania aproveitou para pedir o apoio dos vereadores e da comunidade na luta pelo direito à educação de quem tem síndrome de down. Segundo a psicóloga, são pessoas com condições de estudar e praticar diferentes esportes, além de apresentar distintas habilidades. “O que elas apenas têm é uma desordem genética”, esclareceu Tania.

Ao ressaltar a sensibilidade e o jeito muito afetuoso com que costumam acolher os outros, a psicóloga destacou que a síndrome de down é mais comum do que se imagina. Conforme ela, no mundo, de um total de 700 bebês que nascem, um é down.

No informativo entregue durante a plenária de hoje, a Comunidade Down de Caxias detalha que a Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo a mais (o par 21). Por isso, também é chamada de trissomia 21. Não deve ser tratada como doença e é preciso olhar para as pessoas além das características da síndrome, sugere o texto recebido pelos vereadores.

07/04/2016 - 18:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo