Voltar para a tela anterior.

Comissão de Desenvolvimento Econômico solicitará audiência com o prefeito por melhorias no entorno do Largo da Estação Férrea

Uma reunião extraordinária, na Câmara, debateu medidas com a comunidade local


Uma audiência com o prefeito Alceu Barbosa Velho será o próximo passo da Comissão de Desenvolvimento Econômico do Legislativo caxiense, na busca por melhorias de segurança e de limpeza, no entorno do Largo da Estação Férrea, no Bairro São Pelegrino. A deliberação resultou de reunião extraordinária, realizada na tarde desta segunda-feira (07/03), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, com a participação de cerca de 60 pessoas. A condução dos trabalhos coube ao presidente da comissão, vereador Guila Sebben/PP.

Guila antecipou que, no futuro encontro com Alceu, a pauta contará com sugestões colhidas hoje, tais como: ponto fixo de táxi, melhorias de iluminação, formas de qualificar a segurança e discussão de horários de funcionamento do comércio. “Sobretudo, o último item necessitará da sensibilidade dos proprietários dos estabelecimentos ali constituídos. Todos precisarão ceder um pouco, em prol do bem comum”, ponderou o parlamentar. A secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, comprometeu-se a contribuir com o debate.

Empresários e moradores trouxeram muitas queixas. Dentre as quais, poluição sonora, badernas, tráfico de drogas, consumo de álcool por menores de idade e a atuação ilegal de alguns vendedores ambulantes. Presidente da Associação dos Amigos do Largo da Estação, Alexandre Fasoli estimou que, às sextas-feiras e aos sábados, de três a quatro mil jovens circulem pelas imediações de bares e casas noturnas da região. “Essa mesma proporção de público leva muitos policiais militares a fazerem segurança, nos estádios de futebol. Porém, na estação, o efetivo não é permanente e nem atua em grande número de homens”, comparou.  Ele apontou o acúmulo de lixo, pelas ruas, como latas de bebidas, nos referidos dias.

O capitão Amilton Turra de Carvalho, do 12º Batalhão de Polícia Militar, considerou inviável manter brigadianos de forma contínua, junto à estação. Para ele, a medida poderia caracterizar, inclusive, autoritarismo. Mesmo assim, garantiu que operações terão sequência na localidade. Pediu o auxílio da cidadania, na identificação de ilícitos.

Em seguida, o vereador Adelino Teles/PMDB reiterou a sua sugestão, acatada pelo presidente Guila, de reunião conjunta com o prefeito e representantes de São Pelegrino. O vereador Renato Nunes/PRB criticou a Brigada por não se valer de maior inteligência, nas suas ações, como abordagens à paisana. O vereador Raimundo Bampi/PSB insistiu que a Brigada deveria fazer guarida constante naquele espaço.

Para o vereador Rafael Bueno/PCdoB, casos de menores de idade em contato com drogas e bebidas alcoólicas, naquele perímetro, carecem de atenção dos conselheiros tutelares, cuja atuação ele considerou ineficiente. Reconheceu, porém, providências de revitalização da Prefeitura Municipal, como a chamada praça do trem.

Além do vereador-presidente Guila Sebben/PP, integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário os vereadores Adelino Teles/PMDB, Ana Corso/PT, Flavio Cassina/PTB e Virgili Costa/PDT.

07/03/2016 - 19:23
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo