Voltar para a tela anterior.

Cartilha “A Maesa é nossa!” é lançada oficialmente nos pavilhões da 31ª Festa Nacional da Uva

Elaborado pela comissão temporária da Câmara, o material conta o histórico pelo tombamento da antiga metalúrgica


A cartilha “A Maesa é nossa” foi oficialmente lançada na tarde desta sexta-feira (04/03), no estande do Legislativo caxiense, no centro de eventos dos pavilhões da 31ª Festa Nacional da Uva. A elaboração do material coube à comissão temporária especial da Câmara Municipal de Caxias do Sul que se dedica ao tombamento e à ocupação da área da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa). No ato, o presidente da comissão, vereador Jaison Barbosa/PDT, destacou o empenho do grupo, que atua desde 2013. O presidente da Casa, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, prestigiou a cerimônia.

De acordo com o presidente da comissão, a transferência da Maesa a Caxias, pelo governo do Estado, sem ônus para a cidade, como ocorreu em dezembro de 2014, resultou de todo o envolvimento comunitário da cidade. Conforme Jaison, a União das Associações de Bairros (UAB) e o Legislativo caxiense tiveram atuação decisiva.

O pedetista ressaltou que só falta um trâmite cartorial para consolidar o tombamento e que a Prefeitura já elaborou e entregou à administração estadual o plano de ocupação da antiga metalúrgica. A área total dela possui mais de cinco hectares (52.951,57 metros quadrados). “Na proposta de ocupação, existem muitas ideias, como viabilizar mercado público, instalação de secretarias municipais, museu da metalurgia, entre outras. Muitas dessas sugestões nasceram em reuniões e audiências públicas da comissão da Câmara”, enfatizou Jaison.

Na oportunidade, o senador Paulo Paim/PT contou ter trabalhado na fundição da antiga Maesa. A secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, participou da atividade, junto com vereadores e lideranças comunitárias e do setor cultural da cidade.

Em 11 de novembro de 2015, a Prefeitura Municipal apresentou ao governo estadual um plano de ocupação daquele espaço. Antes da transferência da Maesa para Caxias, em outras duas oportunidades, já havia sido solicitado o seu tombamento. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul, que encaminhou o pedido à administração estadual. Em maio de 2012, a UAB fez o mesmo, mas, naquela vez, junto à Prefeitura.

Além do vereador-presidente Jaison Barbosa/PDT, integram a Comissão Temporária Especial para Acompanhamento do Processo de Tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2 os vereadores Daiane Mello/PMDB, Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Neri, O Carteiro/SD, Raimundo Bampi/PSB e Washington Cerqueira/PDT.

04/03/2016 - 19:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo