Voltar para a tela anterior.

Senegaleses e haitianos entregam solicitações ao senador Paulo Paim durante encontro no Legislativo caxiense

Os presidentes da Câmara Municipal, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza, e da Comissão de Direitos Humanos da Casa, vereador Rodrigo Beltrão/PT, coordenaram a reunião


Representantes dos senegaleses e haitianos que vivem em Caxias do Sul e a coordenação do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) encaminharam o relatório “Somos Todos Migrantes!”, com diversas solicitações, ao presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, Paulo Paim/PT. A entrega do documento ocorreu na tarde desta sexta-feira (04/03), durante reunião conduzida pelos presidentes da Câmara Municipal, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza, e da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) da Casa, vereador Rodrigo Beltrão/PT.

De acordo com a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), a  irmã scalabriniana Maria do Carmo Gonçalves, entre os pedidos listados, estão: revisão na lei direcionada aos estrangeiros, agilidade nos processos de permanência no Brasil, atenção à saúde e acompanhamento de situações em que os migrantes são vítimas.

À frente da Associação dos Senegaleses em Caxias do Sul, Abdou Lahat Ndiaye, o Billy, solicitou mais segurança, pois recentemente um senegalês foi assassinado na cidade e um haitiano, em Flores da Cunha. Informou que a associação mantém, há dois anos, uma casa para acolher quem chega do Senegal, entretanto, a moradia está sempre cheia.  Segundo Billy, as famílias na África estão preocupadas com quem veio ao Brasil. Secretário da Associação dos Imigrantes Haitianos, Peterson Durosier reivindicou possibilidades de estudo. “Um imigrante bem informado ajuda a cidade se desenvolver”, argumentou. O coordenador da União Pela Paz, Feliz Matias Etzer, destacou as dificuldades de obter emprego atualmente e de conseguir contratar aluguel em Caxias.

Vanessa Moojen, assistente social do CAM, lembrou que demandas como essas relatadas pelos migrantes foram apresentadas em uma conferência nacional promovida em 2014, porém, não houve muitos avanços.

O senador Paulo Paim informou que vem acompanhando as solicitações dos migrantes e que, em breve, haverá audiências no Paraná e em Santa Catarina. Conforme ele, em passagem por diversas cidades do país, percebeu que as reivindicações dos migrantes são semelhantes. Nesta visita a Caxias, onde também passará pela Festa da Uva, o senador pontuou que veio mais para ouvir os senegaleses e haitianos enquanto presidência da CDH. Garantiu que analisará o relatório e, em um segundo momento, espera poder trazer possíveis retornos. Paim também encorajou os presentes no encontro, informando que já fez uma audiência no Senado sobre migração e pretende promover outra. “Sem querer vender ilusão, digo a vocês para não desistirem, sigam com coragem e fibra nessa busca e conquista de espaço”, frisou.

Além do presidente Edi Carlos e de Beltrão, que considerou simbólica a conversa de Paim com os migrantes e também a integração entre as comissões de Direitos Humanos do Legislativo caxiense e do Senado, a reunião na Câmara caxiense contou com a participação dos vereadores Jaison Barbosa/PDT e Rafael Bueno/PCdoB. Jaison convidou Paim para o lançamento da Cartilha “A Maesa é Nossa” e entregou cópia de uma moção recentemente aprovada na Casa e que trata sobre a Petrobras. Já Bueno reafirmou sua preocupação com a juventude, principalmente com os casos de morte de jovens negros.

Juntamente com Beltrão, Jaison e Bueno, integram a CDHCS da Câmara Municipal de Caxias do Sul os parlamentares Denise Pessôa/PT e Renato Nunes/PRB.

04/03/2016 - 18:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo