Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão divulga lei que autoriza o desembarque do transporte coletivo urbano fora das paradas no horário das 22h às 5h30

Para possibilitar mais segurança, o parlamentar pede ao Executivo municipal que faça a publicidade desse expediente em benefício dos usuários


O vereador Rodrigo Beltrão/PT alertou a comunidade caxiense e o poder público municipal para a existência da legislação que autoriza o desembarque do transporte coletivo urbano fora das paradas no horário das 22h às 5h30min. Durante a plenária desta quarta-feira (02/03), na Câmara Municipal, o parlamentar ressaltou que essa lei é a de número 5.671, sancionada em 17 de julho de 2001 pelo então prefeito Gilberto Pepe Vargas/PT.

Na opinião de Beltrão, para auxiliar na segurança dos usuários, o Executivo municipal deveria fazer a publicidade desse expediente. O vereador observa que há muitos estudantes que acabam retornando aos bairros depois das 22h e essa lei poderia ajudá-los, pois permite que os ônibus, sem sair do itinerário estabelecido, parem mais próximos de suas residências, por exemplo. “O Executivo deveria fazer propaganda dessas coisas reais e não a autopropaganda. Nos últimos três governos (do município), vemos que não é dada publicidade a leis importantes como essa”, constata Beltrão.

Em aparte, a vereadora Denise Pessoa/PT informou que ela e a ex-parlamentar Gládis Frizzo/PSB apresentaram um projeto voltado à segurança das mulheres, que busca permitir o desembarque fora das paradas pré-determinadas após as 20h.

Ainda no tema da segurança, o vereador Beltrão também lançou críticas ao atual governo do Estado porque, segundo o petista, os índices de violência, roubos e furtos têm aumentado consideravelmente nos últimos meses. De acordo com o parlamentar, o ex-governador Tarso Genro/PT (2011-2014) teria nomeado 5 mil brigadianos e o governador atual, José Ivo Sartori/PMDB, teria cancelado parte das nomeações, além de ter efetivado apenas 20% do orçamento da segurança que havia sido empenhado para o ano de 2015. “Estamos num cenário de quase faroeste”, comparou o petista, em alusão à insegurança pública.

02/03/2016 - 19:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo