Voltar para a tela anterior.

Cartilha “A Maesa é nossa!” será lançada nesta sexta-feira nos pavilhões da 31ª Festa Nacional da Uva

Elaborado pela comissão temporária da Câmara, o material conta o histórico pelo tombamento da antiga metalúrgica


Às 17h desta sexta-feira (04/03), no estande do Legislativo caxiense, no centro de eventos dos pavilhões da 31ª Festa Nacional da Uva, acontecerá o lançamento da cartilha “A Maesa é nossa”. O material foi elaborado pela comissão temporária especial da Câmara Municipal de Caxias do Sul que se dedica ao tombamento e à ocupação da área da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa). O grupo de vereadores é presidido por Jaison Barbosa/PDT e atua desde 2013.

O presidente da comissão destaca que, sem o empenho da Câmara, a Maesa não teria sido transferida a Caxias, pelo governo do Estado, sem ônus para a cidade, como ocorreu em dezembro de 2014. “O trabalho em torno desse objetivo reforça a relevância do poder Legislativo, na mobilização e na articulação dos temas fundamentais para a comunidade”, enaltece Jaison. A área total da antiga metalúrgica possui mais de cinco hectares (52.951,57 metros quadrados).

Entre os convidados para o lançamento, estão: União das Associações de Bairros (UAB), autoridades do poder Executivo Municipal, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), deputados federais e estaduais.

Em 11 de novembro de 2015, a Prefeitura Municipal apresentou ao governo estadual um plano de ocupação daquele espaço. Antes da transferência da Maesa para Caxias, em outras duas oportunidades, já havia sido solicitado o seu tombamento. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul, que encaminhou o pedido à administração estadual. Em maio de 2012, a UAB fez o mesmo, mas, naquela vez, junto à Prefeitura.

Além do vereador-presidente Jaison Barbosa/PDT, integram a Comissão Temporária Especial para Acompanhamento do Processo de Tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2 os vereadores Daiane Mello/PMDB, Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Neri, O Carteiro/SD, Raimundo Bampi/PSB e Washington Cerqueira/PDT.

04/03/2016 - 15:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo