Voltar para a tela anterior.

Parlamento caxiense se coloca à disposição da Justiça Eleitoral para auxiliar no recadastramento biométrico

O presidente da Câmara, Edi Carlos Pereira de Souza, foi recebido nesta tarde pelo juiz eleitoral substituto Clóvis Moacyr Mattana Ramos


A Câmara Municipal de Caxias do Sul se colocou à disposição da Justiça Eleitoral para auxiliar no recadastramento biométrico. Em audiência com o juiz eleitoral substituto Clóvis Moacyr Mattana Ramos, na tarde desta terça-feira (26/01), o presidente do Legislativo caxiense, Edi Carlos Pereira de Souza, informou que a estrutura da Casa está disponível caso o Cartório Eleitoral precisar. “Temos conversado com a comunidade e vendo que as filas em frente ao cartório estão grandes. Nossa preocupação é que, no ritmo atual, não haja tempo suficiente para todos os eleitores realizarem o recadastramento”, relatou Edi Carlos.

O juiz Mattana Ramos agradeceu a disponibilidade do Legislativo e adiantou que o ideal seria haver uma estrutura maior não apenas de espaço e computadores, mas de pessoal. “Para ampliarmos de forma considerável o número de atendimentos diários, seria preciso haver um aumento significativo de estrutura e, principalmente, de pessoas para auxiliar nesses atendimentos”, destacou o juiz.

Também acompanharam a reunião o chefe de cartório da 16ª zona eleitoral, Marcelo Reginatto, e o diretor-geral do Parlamento municipal, Rodrigo Weber. Reginatto referendou as palavras do juiz e acrescentou que, até o momento, foram feitos 140 mil recadastramentos, sendo que Caxias do Sul possui cerca de 332 mil eleitores.

Atualmente, 60 profissionais trabalham nos guichês do Cartório Eleitoral (na Rua Garibaldi, 596, bairro Centro, com funcionamento, nesta semana, das 10h às 18h), mantendo uma média de 1,6 mil atendimentos/dia. O chefe do cartório explicou que, nos próximos dias, por meio de convênio, um grupo inicial de 15 militares ajudará no recadastramento, cujo prazo se encerra em 16 de março de 2016. O cidadão que não se recadastrar terá o título  cancelado e não poderá votar nas eleições deste ano, alerta Reginatto.

Após a reunião no Fórum, o presidente Edi Carlos acompanhou Reginatto numa visita ao Cartório Eleitoral, onde conferiu as filas e conversou com alguns eleitores. Dependendo do horário, a média de espera das pessoas na fila para recadastramento tem sido de uma hora, observa o chefe do cartório. Para quem efetuou agendamento pela internet, o tempo é menor.

Sobre o cadastramento biométrico: é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada. A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. Mais informações sobre como encaminhar o recadastramento em: http://www.tre-rs.jus.br

26/01/2016 - 16:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo