Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal de Caxias do Sul disponibiliza exposições itinerantes para apreciação da comunidade

Trabalhos retratam a trajetória do negro na cidade e da imigração italiana no Estado, entre outros temas


A comunidade de Caxias do Sul conta com a oportunidade de conhecer as exposições itinerantes do poder Legislativo. Por meio do Centro de Memória, a Câmara Municipal empresta temporariamente seus acervos fotográficos a escolas, empresas, entidades e estabelecimentos interessados em conferir e mostrar ao público registros relacionados à história da cidade e do Parlamento. No total, estão disponíveis cinco exposições. Elas abordam temas ligados à cultura negra, à estrutura da Câmara de Vereadores e sua composição e aos 140 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Um dos trabalhos é a mostra “O Lado Iluminado das Nossas Sombras”. São 52 fotografias impressas em foam (placa de espuma e isopor) que revelam o dia a dia do negro no município de Caxias do Sul. Alusivo à Semana da Consciência Negra, o trabalho tem autoria dos fotógrafos Aldo Toniazzo, Anthony Beux Tessari e Vibiana Cornutti de Lucena.

Outra exposição em destaque chama-se “Vinhas de Contemplação”. Corresponde a imagens do desenvolvimento gradual das parreiras que ornamentam a sede do Parlamento caxiense, desde a queda das folhas até a maturação da uva, que é o fruto-símbolo da cidade. Impresso em 20 placas de foam, o trabalho leva assinatura da estudante de Jornalismo Luciane Modena e estará também disponível para visitação no Espaço Cultural Mário Crosa, do Legislativo, durante a Festa da Uva 2016 (de 18 de fevereiro a 6 de março).

“Dopo L’Alba: Um Novo Amanhecer – 140 anos da Imigração Italiana no RS” é a coleção mais recente do Parlamento. De autoria dos fotógrafos Aldo Toniazzo, Bruno Alencastro, Jefferson Botega e Tadeu Vilani, as 80 imagens em preto e branco, impressas em foam, procuram romper o estereótipo do imigrante italiano e revelam novas nuanças, trazendo retratos de gerações que há 140 anos se reinventam e convivem com outras etnias. Além das obras já citadas, a comunidade pode solicitar o empréstimo de exposições mais antigas, como “Esther Troian Benvenutti – educadora, vereadora, pioneira” e “O Legado de Marino Kury”, ambas impressas em quadros.

Para ter acesso às mostras, é necessário entrar em contato com o Centro de Memória da Câmara Municipal de Caxias do Sul, pelo fone (54) 3218 1631, e encaminhar o agendamento. Todas elas também podem ser encontradas no Portal do Centro de Memória, no link Exposições.


Mostras itinerantes do Legislativo caxiense disponíveis para agendamento por parte da comunidade:

- “O LADO ILUMINADO DAS NOSSAS SOMBRAS”: 52 fotografias impressas em foam (placa de espuma e isopor) que revelam o dia a dia do negro no município de Caxias do Sul. Autoria: fotógrafos Aldo Toniazzo, Anthony Beux Tessari e Vibiana Cornutti de Lucena.

- “VINHAS DE CONTEMPLAÇÃO”: traz imagens do desenvolvimento gradual das parreiras que ornamentam a sede do Parlamento caxiense, desde a queda das folhas até a maturação da uva, fruta-símbolo de Caxias do Sul. Autoria: estudante de Jornalismo Luciane Modena.

- “DOPO L’ALBA: UM NOVO AMANHECER – 140 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RS”: 80 imagens que procuram romper o estereótipo do imigrante italiano e revelam novas nuanças, trazendo retratos de gerações que há 140 anos se reinventam e convivem com outras etnias. Autoria: fotógrafos Aldo Toniazzo, Bruno Alencastro, Jefferson Botega e Tadeu Vilani.

- “ESTHER TROIAN BENVENUTTI – EDUCADORA, VEREADORA, PIONEIRA”: os quadros contam a história da primeira vereadora de Caxias do Sul.

-  “O LEGADO DE MARINO KURY”: imagens destacam a trajetória do parlamentar caxiense.

COMO RESERVAR:  para agendar a reserva das exposições itinerantes, escolas, empresas e entidades devem entrar em contato com o Centro de Memória da Câmara Municipal de Caxias do Sul, pelo fone (54) 3218 1631.

21/01/2016 - 18:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo