Voltar para a tela anterior.

Beltrão denuncia abuso de poder no governo Alceu

Ao exigir a saída de partidos que pretendem concorrer à prefeitura, Alceu Barbosa Velho estaria desviando a finalidade do poder público em benefício de sua candidatura


O vereador Rodrigo Beltrão/PT criticou a postura do prefeito Alceu Barbosa Velho ao ameaçar com a expulsão da base do governo os partidos que desejam lançar candidatos próprios para a prefeitura em 2016. A fala, realizada durante a sessão da comissão representativa desta terça-feira (19/01), relembrou que a prática da troca de apoio político por cargos prejudica o poder público e compromete a legitimidade das eleições.

A declaração do prefeito, de que se algum partido da base vai ter candidatura própria  evidentemente vai sair do governo, suscitou a denúncia do parlamentar. “O que ele quer dizer com isso é: ou apoia a minha reeleição ou sai do governo”, explicou. Ele considerou que a composição política para o apoio do governo é legítima, contudo, a troca de cargos por apoio é condenável. “O que o prefeito está fazendo é usar os cargos pagos com o dinheiro público para sua reeleição, o que é algo do seu interesse, do PDT e de seus aliados. Essa prática tem nome e sobrenome - abuso do poder político - e retira a legitimidade das eleições, além de desviar a finalidade poder público”, argumentou.

O parlamentar citou outros dois momentos que evidenciam o uso da máquina pública em benefício de Alceu na disputa pela prefeitura: a denúncia da troca de apoio político por meio de Cargos Comissionados nível 8 e a investigação de uso da máquina pública para propaganda eleitoral no departamento de marketing e turismo da prefeitura, onde Beltrão afirmou que o crime foi prescrito e, por isso, não foi levado adiante. “Fica comprovado que o atual governo não existe horizonte ideológico nenhum, é um governo construído a base de compra de apoio político e hoje o prefeito tem se mostrado um déspota”, argumentou o vereador.

No fim de sua fala, o parlamentar destacou que a atitude de Alceu tem que ser combatida e investigada, pois pode estar prejudicando o poder público. “Chega de entregarmos uma máquina pública para que o prefeito possa fazer lá na frente a sua base política. Do jeito que nós vamos não precisa de eleição, pois isso compromete a igualdade do pleito. Se alguém não botar um freio no prefeito Alceu, essa eleição está perdida”, arrematou Beltrão.

Acompanhe a fala completa clicando aqui

19/01/2016 - 18:15
Gabinete do vereador Rodrigo Beltrão
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo