Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno valoriza ação ambiental realizada no Vale da Esperança

O parlamentar caxiense informou que seu gabinete apoiou a atividade que ocorreu às margens do Arroio Tega, em parceria com uma Ong da região


Uma ação social e ambiental no Vale da Esperança, promovida durante o último sábado (05/12), marcou o discurso do vereador Rafael Bueno/PCdoB, na plenária desta terça-feira (08/12). O parlamentar informou que um integrante da Organização Não Governamental (Ong) Semeando Esperança e Colhendo Vidas procurou seu gabinete em busca de apoio para uma atividade de Natal. Nesse momento, o vereador adiantou que apoiaria e sugeriu acrescentar uma ação de conscientização ambiental e de cuidado com os animais, envolvendo as crianças da localidade.

Dessa ideia, Bueno conta que nasceu a atividade de sábado, voltada à coleta de resíduos jogados às margens do Tega. O vereador mostrou diversas fotos do ato, em que aparecem cidadãos fazendo a coleta de lixo, como restos de tecido, colchões, sacos plásticos, recipientes, entre outros. Bueno destacou que caminhões da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) fizeram a coleta do material. Além disso, os moradores plantaram mudas de árvores, com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma).

O parlamentar orienta as pessoas sobre a necessidade de destinar corretamente o lixo, caso contrário, ressalta que acaba entupindo bueiros e provocando alagamentos. Nesse sentido, lembrou das dificuldades pelas quais passa a Associação Criança Feliz, no bairro Fátima Baixo, quando chove muito e resíduos entopem bocas de lobo da região, alagando o prédio da entidade beneficente. “O lixo jogado em terrenos baldios, quando arrastado pela chuva, por exemplo, traz sérias consequências e danos ambientais e econômicos”, alerta.

Para o vereador Flávio Soares Dias/PTB, falta educação às pessoas. Segundo ele, elas deveriam colocar os resíduos nos locais adequados.    

Rafael Bueno também mostrou um vídeo referente a uma matéria vinculada no Programa Fantástico, da TV Globo. As cenas revelam os problemas que albatrozes das Ilhas Midway enfrentam por consumir lixo jogado no Oceano Pacífico. Os animais se alimentam dos resíduos achando que são peixes.

O parlamentar Guila Sebben/PP percebe que o plástico não chega ao oceano por conta própria. O progressista lamenta que o plástico polui o mar pelas mãos dos seres humanos. “Somos responsáveis pelo meio ambiente que deixaremos para as próximas gerações”, pontuou Guila, informando que três pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul participam, atualmente, de um projeto internacional de limpeza dos oceanos.

Ainda sobre a ação ambiental e social do Vale da Esperança, Bueno elogiou a Semeando Esperança e Colhendo Vidas e informou que atividades artísticas também são estimuladas pela Ong. Entretanto, ele observa que os moradores não teriam onde promover ações porque um espaço público do loteamento estaria sendo utilizado por particulares. O parlamentar disse que já conversou com a Secretaria Municipal da Habitação e que as pessoas que estão nesse espaço terão até o final deste ano para desocupá-lo.

08/12/2015 - 19:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo