Voltar para a tela anterior.

Projeto Viva Bike é apresentado à Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara

No próximo sábado, na região da 3ª Légua, deverá acontecer um passeio ciclístico guiado


O projeto Viva Bike foi apresentado em reunião extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, realizada na manhã desta quinta-feira (26/11), na sala das comissões do Legislativo caxiense. A explanação coube ao gerente de Educação para o Trânsito da Prefeitura, Carlos Beraldo. Ele anunciou que, no próximo sábado, das 14h às 17h, na região da 3ª Légua, deverá acontecer um passeio ciclístico guiado com 26 pessoas acima de 16 anos de idade. O presidente da comissão, vereador Jaison Barbosa/PDT, conduziu os trabalhos.

Lançado no último dia 4 de novembro, o projeto encontra-se na fase de conclusão do seu 2º módulo. Beraldo fez os detalhamentos. Disse que os dois primeiros módulos apresentaram caráter teórico: legislação de trânsito, primeiros socorros, manutenção preventiva da bicicleta, nutrição esportiva e técnicas de pilotagem. Falou que, no sábado, os 26 alunos envolvidos poderão colocar em prática o aprendizado.

Perguntado sobre quando a cidade contará com ciclovias, de fato, o gerente destacou que proliferação dessas delimitações depende, num primeiro momento, da conclusão das obras do SIM Caxias (projeto voltado à mobilidade urbana). Beraldo elogiou a Câmara pelo Dia Municipal do Ciclista. Previsto na lei 7.913/2014, o 25 de fevereiro de cada ano é destinado a celebrar a prática. A medida resultou de projeto de lei, assinado pelo vereador Jaison.

Jaison lembrou que a data escolhida lembra um episódio de 25 de fevereiro de 2011, em Porto Alegre. Contou que, na ocasião, um motorista atropelou dezenas de ciclistas do grupo Massa Crítica.

Em apoio à adoção da bicicleta, como alternativa de lazer e de transporte, no município, manifestaram-se os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB e Washington Cerqueira/PDT, além de Sergio Campos, diretor de Mobilidade Urbana da União das Associações de Bairros (UAB).

Além do vereador-presidente Jaison Barbosa/PDT, integram a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação os vereadores Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Neri, O Carteiro/SD e Zoraido Silva/PTB.

26/11/2015 - 15:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo