Voltar para a tela anterior.

Oficina e painel abrem a Semana Municipal da Consciência Negra de Caxias do Sul

Palestra com Jorge Terra, Denise Foss e Karla Meura ocorre às 19h30min de segunda, no plenário do Legislativo


Uma oficina cultural e um painel com três palestrantes abrem, nesta segunda-feira (16/11), no Legislativo caxiense, a Semana Municipal da Consciência Negra. As atividades buscam despertar as pessoas para a necessidade de avanços nas políticas de integração e na busca de conhecimentos sobre a cultura afro, no intuito de se construir uma sociedade mais justa e igualitária.

O painel, que marcará a abertura oficial da Semana, às 19h30min, no plenário do Legislativo, abordará o tema "Década Internacional de Afrodescendentes: Reconhecimento, justiça e desenvolvimento". Os palestrantes serão Jorge Terra, integrante da Comissão de Direitos Humanos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito; Denise Foss, secretária-adjunta de Educação de Gramado; e Karla Meura, advogada e membro da Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito. A atividade é gratuita e aberta ao público. Também haverá transmissão pela TV Câmara (canal 16 da NET).

No período da tarde, a partir das 14h, haverá uma oficina cultural. A atividade, que ocorrerá ao ar livre, em frente à Câmara Municipal, dará ênfase ao estudo e à confecção de máscaras tradicionais que remetam à africanidade. A coordenação será da professora Gabriela Picancio, do curso de Artes Plásticas da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Além dessas duas atividades, organizadas pela Escola do Legislativo, a Câmara vai conferir a Comenda Medalha Zumbi dos Palmares 2015 em sessão solene na quinta-feira (19/11), no plenário da Casa, a partir das 19h30. Neste ano, serão homenageados Ademir Antônio dos Santos Neves, Maria do Carmo Gonçalves e Jocemar Barbosa.

 

A Semana

A Semana Municipal da Consciência Negra foi criada pelo Decreto Legislativo nº 50/A, de 13 de dezembro de 1996. O texto prevê que a programação antecede o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e Ação Anti-Racismo, e envolve, além do Legislativo, a comunidade negra. Neste ano, a organização ficou a cargo da Escola do Legislativo e da Coordenadoria de Igualdade Racial do município, com o apoio de diversas entidades, como o Conselho Municipal da Comunidade Negra e União dos Negros pela a Igualdade (Unegro), entre outros.

A programação, embora se concentre durante a Semana, tem eventos durante todo o mês de novembro, em vários locais. Confira em: SMCN-2015

13/11/2015 - 16:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo