Voltar para a tela anterior.

Lixeiras subterrâneas e combate ao bullying digital ganham destaque na 2ª edição do Vereador por um Dia 2015

Outras indicações, para melhorar a estrutura urbana da cidade, foram debatidas pelos alunos


A implantação de lixeiras subterrâneas, no Centro da cidade, e o combate ao bullying (termo inglês que caracteriza atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos) digital ou físico ganharam ênfase na 2ª edição do Vereador por um Dia 2015. Na tarde desta segunda-feira (09/11), no plenário do Legislativo caxiense, 16 alunos participaram de uma sessão ordinária simulada. No último dia 19 de outubro, também no plenário, outros 22 estudantes, dos ensinos Fundamental e Médio, haviam comparecido à 1ª edição do programa, neste ano. A iniciativa coube à Comissão de Educação, presidida pelo vereador Zoraido Silva/PTB.

Autor do requerimento sobre lixeiras subterrâneas, William Rizzon de Almeida, da Escola Ruben Bento Alves, disse que, no município, três delas funcionam em estágio experimental. Para ele, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) poderia ampliar a utilização dos suportes, na região central. Mesmo com voto favorável, Leandro da Silva Velho, da Escola Érico Veríssimo, questionou se esse tipo não prejudicaria o solo. William reconheceu que, antes das implantações, valeriam alguns estudos.

Quanto ao bullying, Thaís Pereira Antunes, do Colégio Impulso ao Saber, propôs que a prática (digital ou física), quando ocorrida nas escolas, passasse a fazer parte do monitoramento das Comissões Internas de Prevenção à Violência Escolar (Cipaves). Amanda Picolotto, da Escola Professora Leonor Rosa, contou que, junto com os seus colegas, desenvolveu um vídeo de alerta à chamada pedofilia digital.

Entre as indicações por providências do poder público, esteve a de Leandro Velho, que pediu a ampliação da estrutura física da unidade básica de saúde (UBS) de Vila Seca e dos serviços prestados. Em seguida, Marcio Rodrigues, da Escola Antonio Avelino Boff, classificou a situação da referida UBS como precária. Guilherme Nunes Corrêa, da Escola Professora Marianinha Queiroz, solicitou a implantação de redutor de velocidade e placas, na Rua Travessão Leopoldina.

Momentos antes da plenária simulada de hoje, os próprios alunos elegeram os colegas da Mesa Diretora: Karina Godinho Poloni, presidente (Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio); Amanda Picolotto, vice-presidente (Escola Professor Leonor Rosa); Marcio Rodrigues, 2º vice-presidente (Escola Antonio Avelino Boff); Thauany Mazzaroto de Souza, secretária (Escola Alfredo Belizário Peteffi); Matheus Brito, 2º secretário (Escola Rosário de São Francisco).

Cada escola e cada aluno receberam um exemplar do chamado manual estudantil (detalhes sobre a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara) e outro sobre as funções dos poderes constituídos. No início das atividades, João Augusto Chagas, da Escola Rosário de São Francisco, executou músicas em uma flauta transversal.

O presidente da Comissão de Educação reiterou que todas as ideias apresentadas pelos alunos serão avaliadas. Zoraido ressaltou que a intenção consiste em, dentro das possibilidades legais, aproveitar os temas como projetos legislativos.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Em 18 de junho de 2001, entrou em vigor outra lei sobre o programa que revogou a anterior, também proposta por Biglia. Desde então, a iniciativa começou a, também, abranger as escolas de Ensino Médio, e não só as do Fundamental. Em 7 de novembro de 2001, por sugestão do ex-vereador Vinicius Ribeiro, passou a valer uma alteração na lei de junho de 2001. A intenção de Vinicius consistiu em classificar os colégios nas categorias de ensinos Fundamental e Médio, em vez de 1º e 2º graus, como era anteriormente.

Além do vereador-presidente Zoraido Silva/PTB, integram a Comissão de Educação os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB e Gustavo Toigo/PDT. Junto com Edson, Toigo e Zoraido, prestigiaram o ato de hoje os vereadores Adelino Teles/PMDB, Daiane Mello/PMDB, Flavio Cassina (presidente da Câmara), Rafael Bueno/PCdoB, Renato Nunes/PRB e Washington Cerqueira/PDT.

 

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

ALUNO

  1. E.E.E.M. Antonio Avelino Boff

Marcio Gaya Rodrigues (Grande Expediente)

  1. E.E.E.M. Galópolis

Elias Fróis Marinho (ausente da sessão)

  1. E.M.E.F. Afonso Seco

Matheus Citonn (Grande Expediente)

  1. E.M.E.F. Alfredo Belizário Peteffi

Thauany Mazzaroto de Souza

  1. E.M.E.F. Érico Veríssimo

Leandro da Silva Velho

  1. E.M.E.F. Laurindo Luiz Formolo

Wendell Peroni

  1. E.M.E.F. Machado de Assis

Yasmin Medeiros (Grande Expediente)

  1. E.M.E.F. Prefeito Luciano Corsetti

Gabriel Gaspar de Azevedo

  1. E.M.E.F. Professora Marianinha Queiroz

Lilian Fernanda Pedroso

  1. E.M.E.F. Professora Leonor Rosa

Amanda Picolotto

  1. E.M.E.F. Rosário de São Francisco

Matheus Brito

  1. E.M.E.F. Ruben Bento Alves

William Rizzon de Almeida

  1. E.M.E.F. Santo Antônio

Luana Boff

  1. E.M.E.F. Sete de Setembro

Eduarda Modena

  1. Escola Cenecista São Vicente - Forqueta

Bruna Borges Andrade

  1. Escola de Ensino Médio Impulso ao Saber

Thaís Antunes

  1. Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio

Karina Godinho Poloni

 

09/11/2015 - 18:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo