Voltar para a tela anterior.

2ª edição do Vereador por um Dia 2015 acontece às 14h desta segunda-feira no plenário da Câmara

Dezesseis escolas com os respectivos alunos deverão participar da sessão ordinária simulada


Às 14h desta segunda-feira (09/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece a 2ª edição do Vereador por um Dia 2015. Na oportunidade, 16 escolas inscritas trarão os respectivos alunos, que vivenciarão uma sessão ordinária simulada. No último dia 19 de outubro, também no plenário, outros 22 colégios e os seus estudantes, dos ensinos Fundamental e Médio, haviam participado da 1ª edição do programa, neste ano. A iniciativa cabe à Comissão de Educação, presidida pelo vereador Zoraido Silva/PTB.

Momentos antes da plenária simulada desta segunda-feira, os próprios alunos elegerão os colegas que farão parte da Mesa Diretora (presidente, vice-presidente, 2º vice-presidente, secretário e 2º secretário). Já estão definidos os nomes dos três estudantes que ocuparão a tribuna, no espaço do grande expediente: Marcio Rodrigues, do colégio Antonio Avelino Boff, Matheus Citonn, do colégio Afonso Seco, e Yasmin Medeiros, do colégio Machado de Assis.

Cada escola e cada aluno já receberam um exemplar do chamado manual estudantil. Desenvolvido pela comissão, especialmente para o programa, o texto contém uma síntese do Regimento Interno da Casa e referências à Lei Orgânica Municipal.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Zoraido Silva/PTB, enfatizou que todas as ideias apresentadas pelos alunos serão avaliadas. Ressaltou que a intenção é, dentro das possibilidades legais, aproveitar os temas como projetos legislativos.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Em 18 de junho de 2001, entrou em vigor outra lei sobre o programa que revogou a anterior, também proposta por Biglia. Desde então, a iniciativa começou a, também, abranger as escolas de Ensino Médio, e não só as do Fundamental. Em 7 de novembro de 2001, por sugestão do ex-vereador Vinicius Ribeiro, passou a valer uma alteração na lei de junho de 2001. A intenção de Vinicius consistiu em classificar os colégios nas categorias de ensinos Fundamental e Médio, em vez de 1º e 2º graus, como era anteriormente.

Outros detalhes podem ser obtidos junto à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, com Gabriela Falcão Salvator, pelo telefone: (54) 3218-1634, pelo e-mail: vereadorporumdia@camaracaxias.rs.gov.br ou pelo link: http://zip.net/bmr70W. Além do vereador-presidente Zoraido Silva/PTB, integram a comissão os vereadores Daniel Guerra/PRB, Edson da Rosa/PMDB e Gustavo Toigo/PDT.

 

INSTITUIÇÃO DE ENSINO

ALUNO

  1. E.E.E.M. Antonio Avelino Boff

Marcio Gaija Rodrigues (Grande Expediente)

  1. E.E.E.M. Galópolis

Elias Fróis Marinho

  1. E.M.E.F. Afonso Seco

Matheus Citonn (Grande Expediente)

  1. E.M.E.F. Érico Veríssimo

Leandro da Silva Velho

  1. E.M.E.F. Laurindo Luiz Formolo

Wendell Peroni

  1. E.M.E.F. Machado de Assis

Yasmin Medeiros (Grande Expediente)

  1. E.M.E.F. Prefeito Luciano Corsetti

Gabriel Gaspar de Azevedo

  1. E.M.E.F. Professora Marianinha Quiroz

Guilherme Corrêa

  1. E.M.E.F. Professora Leonor Rosa

Amanda Picolotto

  1. E.M.E.F. Rosário de São Francisco

Matheus Brito

  1. E.M.E.F. Ruben Bento Alves

William Rizzon de Almeida

  1. E.M.E.F. Santo Antônio

Luana Boff

  1. E.M.E.F. Sete de Setembro

Eduarda Modena

  1. Escola Cenecista São Vicente - Forqueta

Bruna Borges Andrade

      15. Escola de Ensino Médio Impulso ao Saber

Thaís Antunes

      16. Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio

Karina Godinho Poloni

 

 

06/11/2015 - 17:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo