Voltar para a tela anterior.

Três personalidades são homenageadas com a Comenda Sílvio Toigo de Construção Civil 2015

Os agraciados, nesta terça-feira, foram Irma Zambelli, Manueto Serafini Filho e Raul Pontalti


Três personalidades foram agraciadas, na noite desta terça-feira (03/11), no plenário do Legislativo caxiense, com a Comenda Sílvio Toigo de Construção Civil 2015. Nesta edição, o trio ficou formado por uma mulher e dois homens: Irma Buffon Zambelli (categoria mulher), Mansueto de Castro Serafini Filho (categoria profissional público) e Raul Pontalti (categoria profissional/empresa). O presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina, conduziu a cerimônia.

Coube ao vereador Gustavo Toigo fazer o pronunciamento do Legislativo. A partir da tribuna, contou um pouco da trajetória de cada homenageado. Lembrou o marco de cem anos, neste 2015, de fundação do ateliê Zambelli, em Caxias do Sul. Citou realizações de Mansueto, como a concretização do sistema Faxinal (abastecimento de água) e o início da coleta seletiva urbana. Referiu o empreendedorismo de Pontalti.

Depois de receberem diplomas e placas, os homenageados se alternaram na tribuna, de onde fizeram breves relatos, em agradecimento. Irma citou o trabalho precursor de Tarquínio Zambelli. Ressaltou que, em cada época, cumprindo a evolução das gerações da família, muitos contribuíram com a arte.

Em seguida, Mansueto enfatizou o viés comunitário de suas administrações, à frente do município, como prefeito (1977-1982, pelo MDB, e 1989-1992, eleito pelo PFL). O ex-prefeito e ex-vereador local (1964-1968) lembrou as dificuldades dos momentos iniciais da ditadura militar brasileira (1964-1985). Pontalti ressaltou o orgulho dos seus familiares, em darem continuidade a empreendimentos, na construção civil caxiense.

O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Manoel Marrachinho, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Enalteceu a dedicação e o comprometimento de cada homenageado com o bem-estar da cidade. Marrachinho afirmou que eles servem como exemplo e demonstram condições de produzirem mais benefícios ao município.

A honraria é outorgada pela Câmara, todo ano, a profissionais liberais ou empresas que atuem, de forma direta, na área da construção civil, a estabelecimentos de ensino e a professores das referidas áreas, pelos relevantes serviços prestados.

Instituída a partir do decreto 322/A, de 3 de setembro de 2014, de autoria da vereadora Denise Pessôa, a comenda é conferida a até três profissionais ou entidades atuantes na área da construção civil. Entre os cidadãos homenageados a cada ano, é escolhida, no mínimo, uma mulher. Ela consiste em um diploma, constando o nome da entidade ou do profissional homenageado, e um troféu, com a imagem de Sílvio Toigo e a descrição da honraria, na forma retangular, apoiada sobre a réplica de uma colher de pedreiro.

 

Saiba mais sobre os homenageados

Irma Buffon Zambelli

Natural de São Marcos, nascida em 29 de dezembro de 1947, Irma Buffon Zambelli é filha de Isolina Garbin Buffon e Adamo Nicola Buffon. Casada com Celio Paulo Zambelli, reside em Caxias do Sul. Tem licenciatura em Geografia e Estudos Sociais, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com pós-graduação em Folclore, pela Faculdade de Música Palestrina, de Porto Alegre. Integra a Academia Caxiense de Letras, cadeira 2, desde 1986, tendo sido presidente da instituição, em 1992 e 1993. Entre outras obras que Irma assina, estão: A Arte nos Primórdios de Caxias do Sul (livro) e o documentário sobre os artistas Michelangelo Zambelli e Pietro Stangherlini: A Retrospectiva da Arte ao Longo de um Século.

 

Mansueto de Castro Serafini Filho

Caxiense, nascido em 7 de janeiro de 1939, Mansueto de Castro Serafini Filho foi vereador local (1964-1968), pelo PTB; vice-prefeito (1969-1972), pelo MDB; e prefeito em duas oportunidades: 1977-1982, pelo MDB, e 1989-1992, eleito pelo PFL. Também atuou como diretor-geral do Legislativo caxiense (1983-1984). Dirigiu o Trensurb (1985-1988) e o Banrisul (1993-1994). Entre outras ações públicas dele, destaca-se o início das obras da barragem do Faxinal, no primeiro mandato como prefeito, e a conclusão do empreendimento, em 1992. “Na época, ao finalizar a segunda etapa do Faxinal, as reservas de água foram quadruplicadas”, recorda. É pai do jornalista Márcio Serafini. Também exerceu diversas funções, como comentarista, em veículos da imprensa local.

 

Raul Pontalti

Nascido em Caxias do Sul, em 20 de agosto de 1936, Raul Pontalti é o filho mais novo de Benício Pontalti e Tereza Formolo Pontalti, casado com Rejanes Pontalti e pai de cinco filhos, Rudimar, Rudinei, Rudimir (in memorian), Cátia e Patrícia. Em 1980, Raul e seus filhos Rudimar e Rudinei fundaram a construtora Coenpoc, empresa há 35 anos no mercado. A organização empresarial já edificou mais de 400 mil metros quadrados, em empreendimentos, na região. Liderou a construção do primeiro shopping center da cidade, o Prataviera.

 

Detalhes sobre Sílvio Toigo

Sílvio Toigo é filho de Marco Toigo e Joana Cecchin. Nasceu em Arten di Fonzaso, província de Beluno, na Itália, em 9 de maio de 1889. Ao todo, teve nove filhos. Em 1925, com o objetivo de obter reconhecimento em sua profissão, entrou em contato com a Escola Livre de Engenharia do Rio de Janeiro e foi graduado como Engenheiro Architecto, diploma que obteve com a comprovação de conhecimento teórico, provado por meio de suas obras e projetos realizados.

A partir da segunda metade da década de 1930, o arquiteto assume o Art Déco como estilo recorrente, sendo que em todas as suas obras posteriores prevalece esse estilo. Em 18 de dezembro de 1947, naturalizou-se brasileiro.

Entre as obras que realizou em Caxias do Sul e região, encontram-se a Sede do Clube Juvenil, o Círculo Operário Caxiense, a Casa Magnabosco, a Metalúrgica Abramo Eberle, o Cinema Apolo (antigo Cine Ópera), a residência de Abramo Eberle, o Cinema Guarany, a Casa de Saúde Santa Teresinha (em São Marcos), o Hospital Dr. B. Giorgi (em Bento Gonçalves), a Sociedade Vinícola Rio Grandense, o Quartel, o Auto Palácio e o Colégio Henrique Emílio Meyer, entre outros. Seu último trabalho, iniciado em 1951, foi o Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, durante a Festa da Uva daquele ano, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.

03/11/2015 - 22:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo