Voltar para a tela anterior.

SOS Comércio Legal inicia maratona de visitas

Nesta quarta-feira (14/10), Receita Federal e 12º Batalhão da Polícia Militar foram visitados


Iniciaram, nesta quarta-feira (14/10), as visitas do movimento SOS Comércio Legal aos órgãos fiscalizadores do comércio irregular no município. Pela parte da manhã, o vereador Guila Sebben/PP, junto aos representantes do Sindilojas, da CIC Jovem e do Sindigêneros, esteve na delegacia da Receita Federal. Eles reuniram-se com o Luiz Weschenfelder, titular da delegacia em Caxias.

Weschenfelder colocou a Receita Federal à disposição para engrandecer o movimento, reforçando o interesse em investigar as ilicitudes relacionadas ao comércio de itens com procedência duvidosa. O titular destacou que as ilicitudes são mais uma forma de pôr em prática o “jeitinho brasileiro”. “A cultura do povo brasileiro é atípica e sempre busca, das mais diversas formas, driblar a fiscalização em benefício próprio”, completou o delegado.

Rita Piva Bertussi, coordenadora de Relações Sindicais do Sindilojas, pontuou que todo cidadão deve fazer a sua parte e que isso será abordado em campanha do Sindilojas Jovem que será lançada em breve. “Sabemos que só há o corrupto que vende pois existe o corruptível que compra”, destacou a advogada. Guila destacou que a legislação é soberana: “A lei é para todos, independente de ser ambulante ou comerciante fixo”, disse o parlamentar.

O vice-presidente da Câmara de Indústria e Comércio Jovem, Rodrigo Menegassi, salientou que o trabalho deve ser feito em unidade, com uma força tarefa que atue junto ao SOS Comércio Legal. Quando questionado sobre a eficácia das ações, o delegado da Receita colocou que o trabalho prevê resultados a longo prazo: “Sabemos que as nossas ações não tem resultado imediato, mas temos em mente que a médio e longo prazo as coisas melhorarão”, disse Luiz.

Durante a tarde, na segunda visita do dia, o Comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Ronaldo Buss, recebeu o vereador Guila Sebben e o presidente da CIC Jovem, Rodrigo Dal Pizzol. Ao apresentar o movimento, Guila agradeceu e elogiou as ações que a BM vem desenvolvendo junto à Prefeitura e à Polícia Civil na fiscalização do comércio ambulante.

Buss pontuou o alto número de apreensões resultantes das operações conjuntas contra o comércio irregular. “Desde o início do ano já apreendemos mais de 160 mil itens irregulares e, com esse número, somos a cidade com maior número de apreensões do estado”, disse o comandante. Mesmo com as dificuldades que a Corporação enfrenta, como a baixa de efetivo e o corte de hora extra, Buss descarta a redução da fiscalização. “Vamos continuar apoiando a prefeitura nas ações, pois além de interesse da corporação é interesse do cidadão caxiense”, concluiu.

Guila ainda colocou a necessidade de investigações ligadas à origem desse comércio irregular e apreensão desse material antes de vir para as ruas. A agenda de visitas do SOS Comércio Legal continua nesta quinta-feira (15/10), com visita ao Ministério Público do Trabalho.

15/10/2015 - 14:42
Gabinete do vereador Guila Sebben
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo