Voltar para a tela anterior.

Plenário caxiense repudia anúncio da União sobre cortes de recursos para o Sistema S

Uma moção de autoria do vereador Jaison Barbosa/PDT foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares


O plenário do Legislativo caxiense repudiou o anúncio da União sobre cortes de transferência de recursos para o Sistema S (Senar, Senac, Sesc, Sescoop, Senai, Sesi, Sest, Senat e Sebrae). Uma moção de repúdio (nº 47/2015) de autoria do vereador Jaison Barbosa/PDT foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, na sessão ordinária desta quinta-feira (24/09).

No texto, o pedetista abordou o histórico do Sistema S, que remonta a meados da década de 1940, e destacou que as ações realizadas pelas instituições visam ao aperfeiçoamento profissional, por meio da educação e do bem-estar social dos trabalhadores. Jaison também ressaltou a colaboração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para Caxias do Sul, em especial, para o progresso do polo metalmecânico do município. Lembrou que ele mesmo foi aluno da entidade. "Muitos vinham de fora com o objetivo de estudar no Senai e trabalhar em uma metalúrgica da cidade. Este vereador, inclusive, como migrante, esteve nas máquinas da instituição como aprendiz. Caxias do Sul é conhecida como a terra do trabalho e chegou a essa marca com uma grande contribuição das instituições do Sistema S", frisou.

Nesse sentido, o vereador disse que lhe causou estranheza o anúncio de cortes feito pelo governo federal. Jaison mencionou uma matéria da Folha de São Paulo, publicada em 22 de setembro, na qual consta entrevista com o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade. De acordo com o vereador, esse dirigente disse ao periódico que a proposta do governo de cortar 20% da parcela da contribuição de empresas ao sistema trará grandes sacrifícios para as entidades.

Jaison espera que a União se sensibilize e recue da decisão de reduzir as transferências. Diante da aprovação da moção, cópias serão remetidas a todas as entidades integrantes do Sistema S e a representantes de diversos órgãos públicos e sindicatos, entre os quais: prefeitura, governo do Estado, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, União de Associações de Bairros de Caxias do Sul, Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas de Caxias do Sul e Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE MOÇÃO 47/2015

Vereador - Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DAIANE MELLO PMDB Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não Votou

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não Votou

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

24/09/2015 - 20:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo