Voltar para a tela anterior.

A essência familiar da Empresa Transportes Panex é valorizada no Legislativo caxiense

Os vereadores prestaram homenagem à transportadora pelos 65 anos de história


A essência familiar e empreendedora dos Transportes Panex ficou evidente durante a homenagem que o Legislativo caxiense prestou nesta quarta-feira (23/09). A empresa recebeu a distinção da Câmara de Vereadores pelos 65 anos de atuação em Caxias do Sul em uma sessão solene que agregou autoridades, dirigentes, funcionários e comunidade no plenário do Parlamento. O presidente da Casa, vereador Flavio Cassina, conduziu a cerimônia e o parlamentar Edson da Rosa/PMDB fez o pronunciamento em nome do Legislativo.

Proponente da homenagem juntamente com apoiadores, Edson detalhou alguns dos principais passos da empresa fundada por Raul Bedin, em 1950, no Interior de Caxias do Sul/RS, e que hoje tem no seu comando os empresários e irmãos Paulo, Sueli, Suzana e Suzete. "Com uma história de 65 anos de trabalho, a empresa deixa para nós uma lição empresarial e administrativa, mas, acima de tudo, uma lição humanística vinda de seus dirigentes e de seus colaboradores", enfatizou Edson.

Da plateia, Maria, a matriarca da família Bedin, ouviu o vereador recordar que o primeiro veículo da frota da empresa foi um caminhão Chevrolet 1945, que fazia o transporte de vinho para as cantinas da região. Com a parceria do cunhado do fundador, Samuel Antoniazzi, surgiu então o Expresso Bedin, que se transformou em Transportes Panex, em 1960.

A partir de 1981, os filhos de Raul começaram a participar da gestão. A construção das unidades de Caxias do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, nos anos de 1990, foram alguns dos fatos marcantes. Com o passar no tempo, vieram novos serviços, como o Panexpress, que colocou a empresa em destaque, oferecendo o menor tempo de transferência do mercado para cargas expressas nas rotas do Sul e Sudeste do país.

Conforme Edson, além da qualificação dos serviços, os dirigentes procuram levar muito a sério a responsabilidade social, o respeito aos colaboradores e a educação no trânsito. A prova disso, salienta o parlamentar, é a conquista do Selo Transportadora da Vida.

Representando a Panex, o empresário Paulo Bedin também mencionou a visão de futuro de seu pai Raul e destacou que o negócio continua essencialmente familiar, e conta com o auxílio de 500 colaboradores. "Há pessoas que passaram uma vida conosco. Nós também temos noção de como as coisas ocorrem no nosso negócio porque começamos desde a função de contínuo até a de diretor", relatou Bedin, elogiando o quadro funcional.

Em relação à presença no mercado e no contexto econômico, o empresário disse que a Panex sempre acreditou no Brasil, inclusive em momentos de crise, como o atual. Segundo Bedin, a inspiração, a atenção ao cliente e a realização de um trabalho correto colaboraram para que a empresa resistisse a diferentes crises e chegasse onde está. Atualmente, a Panex dispõe de 330 veículos, frota que atende a cargas completas ou fracionadas, incluindo, inclusive, transporte de cosméticos. Neste ano, por exemplo, a empresa expandiu o atendimento também para o Espírito Santo, passando a contemplar a totalidade da região Sudeste.

Durante a solene, foi apresentado um vídeo com depoimentos dos diretores, da matriarca Maria e dos colaboradores, reforçando o envolvimento familiar e o compromisso da empresa com funcionários e clientes. Um detalhe chamou atenção: a fé dos dirigentes em São Jorge, confiança herdada do fundador Raul. A imagem do santo acompanha os veículos da empresa.

Em nome do prefeito Alceu Barbosa Velho, o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spindorello, cumprimentou os homenageados e realçou o espírito familiar do grupo. O presidente Cassina também fez questão de externar sua saudação e disse que acompanha a trajetória da Panex desde suas origens. 

Além do vereador-autor Edson da Rosa/PMDB, assinaram como apoiadores do requerimento da homenagem os parlamentares  Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daiane Mello/PMDB, Edi Carlos/PSB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Henrique Silva/PCdoB e Pedro Justino Incerti/PDT.

 

23/09/2015 - 21:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo