Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno visita futuras instalações do Memorial Gazola

Atividade aconteceu na tarde desta terça-feira (15/09)


O vereador Rafael Bueno/PCdoB visitou na tarde desta terça-feira (15/09) as futuras instalações do Memorial Gazola. O prédio faz parte do complexo da Gazola Indústria Metalúrgica, localizado às margens da BR-116, em Caxias do Sul.

A visita teve o objetivo de buscar meios para concretizar a abertura do Memorial. Para isso, o vice-prefeito de Caxias do Sul, Antônio Feldmann, participou da atividade. Ele reafirmou o compromisso de buscar junto a Secretaria Municipal de Cultura uma forma para a contratação de estagiários visando o atendimento e preparo do espaço.

A ideia do Memorial Gazola surgiu de um pedido do último herdeiro, falecido em 2013. Ele guardava em um dos prédios um acervo com materiais bélicos, talheres e outros produtos da Gazola. No seu testamento deixou registrado o desejo de ver os itens em um museu. Dentro da família que adquiriu o espaço, estava a historiadora Maria de Fátima Valentini Canevese, que acatou o último desejo dos Gazola.

A partir da compra do prédio e da seleção dos itens, mais de 700 objetos foram catalogados, dentre eles uma medalha confeccionada para a Copa do Mundo de 1950. A medalha, cunhada na Metalúrgica Gazola, era entregue a celebridades e astros do futebol. Além da medalha, a metalúrgica caxiense produziu artigos bélicos para a guerra.

Também participaram da visita a coordenadora do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul, Eliane Machado Correa Cardoso, a responsável pelo registro e catalogação de acervos dos museus em Caxias do Sul, Marizete Eliza Ferrazza Raimann, a diretora de Museus Municipais, Marta Slomp e o coordenador do Acervo Histórico da Câmara de Vereadores, Eduardo Reis.

16/09/2015 - 13:12
Gabinete do Vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo