Voltar para a tela anterior.

Raimundo Bampi lamenta os prejuízos que a recente geada causou no Interior de Caxias

Segundo o parlamentar, em algumas propriedades, a intempérie do fim de semana comprometeu a produção


O vereador Raimundo Bampi/PSB lamentou os prejuízos que a geada provocou em algumas propriedades rurais de Caxias do Sul, no último fim de semana. Durante a plenária desta terça-feira (15/09), o parlamentar informou que alguns produtores de fruta perderam a safra por causa da intempérie. Entre as culturas mais afetadas, segundo Bampi, estão a uva, o caqui e o pêssego. "Foi um final de semana triste, um duro golpe nas finanças dos agricultores. Em termos de prejuízo, essa geada talvez tenha similaridade com uma que ocorreu em 1979", relata o parlamentar, que é agricultor, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e já foi presidente do sindicato da categoria por vários anos.

Bampi conta que conversou com produtores rurais e eles estariam muito desanimados. Em São Gotardo de Vila Seca, por exemplo, a colheita de muitos parreirais de uva estaria comprometida. Entre as outras localidades atingidas pela geada, Bampi citou 9ª Légua, Linha 40, Ana Rech e Santa Justina. O fenômeno foi tão intenso, conforme o socialista, que chegou atingir até mesmo as plantações cobertas por estufa, as quais acabaram "queimadas" por conta do gelo.

Em aparte, também concordaram com Bampi e externaram lástima pelas perdas na agricultura da região os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Daniel Guerra/PRB, Gustavo Toigo/PDT e Guila Sebben/PP. Toigo sugeriu que a Comissão de Agricultura do Legislativo caxiense encaminhe um oficio ao Ministério da Agricultura informando sobre o ocorrido no município e para verificar a possibilidade de conseguir alguma ajuda aos produtores rurais.

Ainda na sessão ordinária de hoje, o parlamentar Raimundo Bampi/PSB informou que protocolou um projeto que incentiva órgãos públicos de Caxias e empresas que prestam serviço a eles a servirem em eventuais feiras ou festas oficiais derivados de uva produzidos em solo caxiense. A ideia é estimular uma melhor renda ao produtor e ao vitivinicultor da cidade, justifica o vereador socialista.


15/09/2015 - 19:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo