Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal outorga o Prêmio Caxias do Sul ao 12º Batalhão de Polícia Militar

A proposição para a homenagem coube ao vereador Rafael Bueno


A outorga do Prêmio Caxias do Sul ao 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), pelo Legislativo caxiense, foi realizada no início da sessão ordinária desta terça-feira (15/09), no plenário da Casa. Coube ao major Émerson Ubirajara Souza, subcomandante do 12º BPM, receber o troféu, viabilizado pela resolução de Mesa 759/A, de 9 de setembro de 2015. O presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina, conduziu a cerimônia de hoje.

Proponente da distinção, o vereador Rafael Bueno destacou que a fundação do 12º BPM, em Caxias, data de 9 de setembro de 1974, somando 41 anos de atuação comunitária. Contou que, dez anos depois, em 1984, houve a criação de canil, que, hoje, dispõe de cães treinados para farejarem entorpecentes e atuarem em grandes eventos. "O 12º BPM é uma instituição pública que se dedica à defesa da ordem, dispondo de profissionais bem treinados, a serviço da democracia, garantindo os direitos sociais de todos os cidadãos", referiu o parlamentar.

O subcomandante do 12º BPM enfatizou que o quartel caxiense conta com o maior efetivo do Interior do estado, destacando-se pelo profissionalismo em suas ações. Salientou que o maior interesse da corporação consiste em auxiliar a população, em todos os momentos.

O secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Roberto Louzada, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Ele se limitou a fazer breves agradecimentos e lembrou que, como brigadiano, também havia feito parte do 12º BPM.

Instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, o Prêmio Caxias do Sul surgiu da iniciativa dos ex-vereadores Francisco de Assis Spiandorello e Getulio Demori. Todo ano, cada parlamentar da Casa pode requisitar, acompanhada de justificativa, uma indicação para a entrega do prêmio.

Também estiveram presentes o chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO/Serra), Antonio Osmar da Silva, o coronel e comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe), Marcelo Jorge dos Santos, cerca de 30 policiais do 12º BPM e demais vereadores.

15/09/2015 - 18:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo