Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense entregará o Prêmio Caxias ao escritor José Clemente Pozenato

A homenagem acontecerá nesta terça-feira, às 15h45min, no plenário da Câmara


Às 15h45min desta terça-feira (25/08), no plenário do Legislativo caxiense, acontecerá a homenagem de outorga do Prêmio Caxias ao escritor José Clemente Pozenato. Entre outros destaques, neste ano de 2015, completam-se 30 anos do lançamento do livro "O Quatrilho" (Mercado Aberto, 1985) e dez anos do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, criado quando Pozenato estava à frente da Secretaria Municipal da Cultura. A iniciativa da entrega da premiação coube ao vereador Gustavo Toigo. O presidente da Casa, vereador Flavio Cassina, conduzirá a cerimônia.

José Clemente Pozenato é escritor e professor brasileiro, descendente de italianos. Fez os estudos secundários em Caxias do Sul, cidade que escolheu para fixar residência. Formou-se bacharel em Filosofia, com mestrado em Estudos em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem doutorado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com a tese-romance "A Babilônia". Foi professor de literatura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde desempenhou as funções de pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

O futuro homenageado também integra a Academia Sul-Brasileira de Letras e a Academia Rio-Grandense de Letras. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. O romance "O Quatrilho", de agosto de 1985, narrava a saga dos imigrantes italianos, em solo sul-rio-grandense. A obra despertou o interesse do cineasta Luiz Carlos Barreto que, em 20 de junho de 1987, anunciou o projeto do filme "O Quatrilho", de 1995.

As filmagens começaram em 16 de janeiro de 1995 e tiveram como cenários uma das casas da Réplica de Caxias, nos Pavilhões da Festa da Uva, e cidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Farroupilha. A Casa de Pedra de Caxias foi, inclusive, palco para uma das cenas de Teresa, protagonista da história. A primeira exibição do filme ocorreu em 21 de agosto de 1995, no Cine Imperial, em Caxias do Sul, dentro das comemorações dos 120 anos da colonização italiana, no Estado. Alcançou a renda de R$ 1 milhão, em um mês de exibição, em 25 cinemas gaúchos, com 350 mil espectadores, recorde de bilheteria local.

O Prêmio Caxias foi instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, a partir de iniciativa dos ex-vereadores Francisco Spiandorello e Getúlio Demori. A intenção consiste em reconhecer pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul, nos mais diferentes campos de ação.

25/08/2015 - 10:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo