Voltar para a tela anterior.

Caminho do Saber divulga projeto social no Legislativo de Caxias

Rede de ensino troca lacres por cadeiras de rodas, que são doadas a pessoas com deficiência


A Rede de Ensino Caminho do Saber, por meio de sua diretora-presidente, Maristela Tomasi Chiappin, esteve representada durante a plenária da Câmara Municipal desta quinta-feira (13/08). Maristela utilizou o espaço de Tribuna Livre para destacar a relevância de um projeto social da rede que beneficia pessoas com deficiência. Na plateia, acompanhando o pronunciamento da diretora, estiveram aproximadamente 30 alunos da instituição de ensino. O requerimento da Tribuna Livre (60/2015) foi protocolado pelo vereador Adelino Teles/PMDB e aprovado em plenário.

A diretora informou que o nome da ação social é Unidos pela Diversidade. A iniciativa é desenvolvida em parceria com os alunos das escolas Impulso e Caminho do Saber, ambas pertencente à rede de ensino. Conforme Maristela, o projeto está em vigor desde 2008 e procura arrecadar lacres de latinhas de refrigerantes, que são enviados para uma empresa de reciclagem e retornam como cadeiras de rodas, as quais são doadas para pessoas com deficiência. Segundo Maristela, cada cadeira de rodas necessita de aproximadamente 400 mil lacres metálicos.

Até o momento, já foram doadas 17 cadeiras de rodas, o equivalente a 6,8 milhões de lacres. A doação é sempre entregue pelos próprios alunos. Porém, houve dificuldades no início do projeto, em 2008. "Embora 100% do alumínio seja reaproveitado, o metal do lacre é muito fraco, por isso necessitamos de um grande número de doações para termos uma cadeira de rodas. Levamos dois anos para conseguir doar, em 2010, as duas primeiras cadeiras de rodas", relembrou Maristela.

De acordo com a diretora, além das duas doações em 2010, foram mais três em 2011, três em 2012, duas em 2013 e quatro em 2014. Neste ano de 2015, já foram entregues mais três cadeiras de rodas. No próximo dia 12 de setembro, na sede do Caminho do Saber, outras três serão encaminhadas, perfazendo um total de 20 doações desde o início do projeto. Atualmente, a rede de ensino recebe lacres também de outras cidades e Estados.

Em seu discurso, a diretora-presidente também detalhou o funcionamento da instituição. Conforme Maristela, o prédio onde funciona o colégio Impulso, de Ensino Médio, foi o primeiro voltado para a prática escolar certificado por ter eficiência verde no país. Com apoio de uma apresentação audiovisual, ela mostrou que o prédio reaproveita a água da chuva para as descargas, possui sensores de presença para acionamento de lâmpadas de LED, capta luz solar para iluminação de salas de aula e dispõe de bicicletário.

13/08/2015 - 17:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo