Voltar para a tela anterior.

Câmara concede Prêmio Dr. Mario David Vanin de Direito a Roberto Sbravati e Alexandre Cortez Fernandes

A solenidade de entrega aconteceu no plenário do Parlamento caxiense


O Legislativo de Caxias do Sul concedeu o Prêmio Doutor Mario David Vanin de Direito a Roberto Sbravati e Alexandre Cortez Fernandes, em sessão solene promovida nesta terça-feira (11/08), no plenário. Presidente da Casa, vereador Flavio Cassina conduziu a cerimônia. Os parlamentares Gustavo Toigo/PDT e Rodrigo Beltrão/PT fizeram o pronunciamento em nome da Câmara.

Toigo destacou a trajetória do desembargador Roberto Sbravati e lembrou da contribuição do advogado e ex-prefeito Mario David Vanin (in memoriam), que dá nome à homenagem, no campo do Direito e da política. Sobre Sbravati, Toigo enfatizou que é um jurista e intelectual de extrema retidão, competência e solidariedade. "É uma pessoa inquieta, que sempre esteve envolvida em projetos nas instituições pelas quais passou. Apaixonado pela docência, completou recentemente 30 anos de ensino. Sbravati buscou no Direito a realização de seus anseios e, com isso, faz muito bem feito seu papel de cidadão", frisou o vereador.

Sbravati agradeceu à Câmara pelo prêmio e aos familiares pelo apoio permanente. O desembargador detalhou algumas vivências, considerando o aprendizado, as agruras e a satisfação do exercício da advocacia. Recordou que o ex-prefeito Vanin o incentivou rumo ao Tribunal de Justiça. "Esta homenagem da Câmara ficará gravada para sempre, ainda mais que está sendo entregue  hoje, no Dia do Advogado. Nessa data, o coração quer falar, mas só consegue sentir", enfatizou o agraciado.

O parlamentar Rodrigo Beltrão/PT relatou um pouco da história do segundo homenageado da noite: Alexandre Cortez Fernandes. O vereador recordou da época em que foi aluno de Fernandes, na segunda metade da década de 1990, e da capacidade dele bem transitar na área do ensino. Na opinião de Beltrão, tanto Fernandes quanto Sbravati dignificam a advocacia. "Fernandes tem vocação para educador. Lembro das aulas de Direito Romano que ele dava. Além de excelente professor, tem oito obras escritas e isso valoriza nossa cidade no campo jurídico", considerou o parlamentar.

Ao receber a honraria, Fernandes disse que, mesmo não tendo nascido em Caxias, se sente um caxiense. Também agradeceu aos familiares pelo constante incentivo. Fernandes demonstra encantamento pela docência. "Com amor, a gente procura orientar. Sou apaixonado por ensinar o Direito. Sinto-me orgulhoso de ver muitos de meus alunos aqui, como vereadores, secretários. A sala de aula me traz felicidade", revelou.

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, prestigiou a solenidade o secretário municipal do Urbanismo, Fábio Vanin, que é sobrinho do ex-prefeito Mario David Vanin. Fábio se disse lisonjeado por participar do ato. Transmitiu a saudação do Executivo aos homenageados e estendeu os cumprimentos a todos os advogados pela passagem de seu dia.

 

O PRÊMIO

- Instituído pelo decreto legislativo 289/A, de 1º de agosto de 2012, por iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello, o Prêmio Doutor Mario David Vanin de Direito pode ser concedido aos profissionais liberais que atuam de forma direta no ramo da advocacia, além de trabalhadores dessa área, por relevantes serviços prestados. De acordo com o documento, para receber a homenagem, os profissionais devem ter 15 anos ou mais de atividade, no segmento.

- O requerimento que originou a sessão solene desta terça-feira (11/08) partiu da Mesa Diretora da Câmara e foi aprovado por unanimidade, em julho passado. Além do presidente Cassina, integram a Mesa os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza (1º vice-presidente), Guila Sebben (2º vice-presidente), Edson da Rosa (1º secretário) e Pedro Incerti (2º secretário).


BREVE CURRÍCULO DOS AGRACIADOS

- Alexandre Cortez Fernandes

Alexandre Cortez Fernandes graduou-se em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 1989. Hoje, também atua como professor. Tem experiência na área de Direito, com ênfase nos seguintes temas: direito civil, obrigações, responsabilidade civil, contratos e direito de família. É autor de oito livros, na área de direito civil.


- Roberto Sbravati

Natural de Caxias do Sul, Roberto Sbravati é graduado e especializado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 1985, foi aprovado em concurso realizado também pela UCS e passou a exercer o magistério jurídico, tornando-se professor titular. É docente da Escola Superior da Magistratura, da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) na área de direito empresarial e de outros cursos jurídicos, seminários e congressos. Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Subseção de Caxias do Sul, de 1998 a 2000, e conselheiro federal da OAB, de 2004 a 2007, tendo exercido a advocacia por 29 anos. Tomou posse em 4 de outubro de 2010, como desembargador do Tribunal de Justiça, exercendo a atividade perante a 14ª Câmara Cível. É membro titular da Comissão de Biblioteca e Jurisprudência do Tribunal de Justiça.

11/08/2015 - 22:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo