Voltar para a tela anterior.

Alunos caxienses reivindicam mais atenção governamental à área da Educação

No Dia do Estudante, Bianca Reis e Henrique Lisboa se manifestaram da tribuna do Legislativo


Um grupo de alunos reivindicou mais atenção à área educacional, durante a sessão ordinária do Parlamento caxiense desta terça-feira (11/08), quando é comemorado o Dia do Estudante. Por acordo de líderes, o plenário abriu espaço para os jovens Bianca Reis, 16 anos, e Henrique Lisboa, 19, se manifestarem da tribuna da Casa.

Aluna do 2º ano do Magistério e integrante do Grêmio do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, Bianca informou que o grupo estava em manifestação no Centro da cidade e veio até a Câmara para reafirmar a oposição ao parcelamento dos salários dos servidores públicos estaduais. "Os estudantes são politizados e estamos aqui para mostrar que somos contra as ações que o governo Sartori  (José Ivo Sartori, atual governador do Estado) está adotando.  Hoje, ao nos mobilizarmos, tivemos uma aula de cidadania", destacou Bianca.

   A aluna também informou aos vereadores que há um movimento pela reativação da União Caxiense dos Estudantes Secundaristas (UCES).

Além de demonstrar a preocupação social com a possibilidade de "sucateamento do serviço público" no território gaúcho, o acadêmico de Direito Henrique Lisboa listou alguns pleitos estudantis. Segundo ele, os alunos almejam a regulamentação do ensino privado e são contrários ao aumento das mensalidades quando vai além da inflação, principalmente no Ensino Superior.

"A juventude tem muitos anseios. Na nossa agenda de lutas, queremos a manutenção de programas como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade Para Todos), para garantir ao jovem acesso mais facilitado ao ensino", enfatizou Henrique.


11/08/2015 - 18:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo