Voltar para a tela anterior.

Vereador Daniel Guerra propõe criação da Central de Intérpretes de Libras em Caxias do Sul

Segundo o republicano, é preciso dar mais atenção e acessibilidade às pessoas com deficiência


Criar a Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de Guias Intérpretes para Surdocegos em Caxias do Sul é a mais recente proposta apresentada pelo vereador Daniel Guerra/PRB. O parlamentar caxiense detalhou o projeto, durante o grande expediente da plenária desta quarta-feira (29/07), no Legislativo Municipal.

Segundo o republicano, é preciso dar mais atenção e acessibilidade às pessoas com deficiência. Guerra mostrou alguns vídeos com reportagens apontando obstáculos vivenciados por surdos quando frequentam, por exemplo, estabelecimentos comerciais. "Devemos nos colocar no lugar dos cidadãos que enfrentam tais desafios", defende Guerra.

Sobre a ideia da Central, o republicano esclarece que o serviço, caso vier a ser implantado, deverá ser prestado a distância ou presencial. De acordo com o projeto, a central poderá ter tecnologia para transferência de imagem imediata para atendimento, visando facilitar e agilizar a comunicação com as pessoas com deficiência auditiva através de Libras. No caso de atendimento presencial, é previsto agendamento para auxiliar na comunicação dos deficientes auditivos e surdocegos, com o objetivo de que possam receber uma adequada prestação do serviço público municipal.

Guerra acrescenta que sua proposição prevê servidores concursados em número suficiente de intérprete e guias intérpretes para possibilitar a prestação do serviço de interpretação. "Temos de sair do plano das boas intenções e sermos objetivos. Estou propondo uma iniciativa que busca auxiliar surdos e cegos quando precisarem agendar, por exemplo, algum atendimento judiciário ou de saúde. Além disso, servirá como espaço de treinamento dos servidores públicos em relação a Libras", explica o vereador.

Conforme o parlamentar, essa iniciativa já é lei no Distrito Federal e em São Paulo. Durante a plenária, Guerra também mencionou outras propostas de sua autoria e voltadas a pessoas com deficiência, como a que prevê piso tátil para demarcar obstáculos em calçadas, a de adequação do site da Câmara à acessibilidade e o de ensino de Libras. O republicano ainda cobrou ações públicas e legais de acessibilidade por parte do município.

29/07/2015 - 18:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo