Voltar para a tela anterior.

Toigo conhece programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UCS

Recentemente, a instituição recebeu Carta-patente para invenção de pesquisadores da Universidade.


O Vereador Gustavo Toigo/PDT visitou nesta quarta-feira (29/07) o professor Aldo Dillon (foto), coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Toigo foi conhecer o processo de biorremediação utilizando-se fungos Pleurotus ssp que concedeu à FUCS a patente de invenção.

O professor Aldo, um dos autores da patente explicou que foi divulgado no mês de junho pelo INPI, a concessão de uma Carta-Patente para uma invenção de pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul. O processo patenteado permite a remoção de metais pesados de líquidos ou de águas contaminadas, a partir da utilização de uma biomassa composta de fungos Pleurotus ssp - conhecidos como cogumelos - para a remoção de cobre, ferro, alumínio, zinco, níquel e cromo pela bioadsorção. Os metais pesados estão entre os poluentes mais comuns encontrados em efluentes industriais e podem ser tóxicos, carciogênicos ou mutagênicos, mesmo em baixas concentrações.

O processo de pesquisa - que acabou sendo patenteado - foi realizado por uma equipe da Universidade, tendo como base o trabalho de Doutorado em Biotecnologia da professora Stela Maris da Silva, em 2007, que estudou "o crescimento e a capacidade de biossorção de metais por Pleurotus sajor-caju, em cultivo líquido e em cultivo sólido". Atualmente, Stela é docente da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, na Argentina, onde se destaca como professora e pesquisadora, tendo em seu currículo projetos premiados de formação de empresas de base tecnológica (EBTs) naquela cidade.

É incrível a produção científica da Biotecnologia da UCS. Além do conhecimento técnico, destaca-se a criatividade. Sem dúvidas, é importantíssimo que a nossa comunidade conte com projetos tão expressivos, por meio da Universidade, ponderou Toigo.

29/07/2015 - 17:29
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo