Voltar para a tela anterior.

Vereador Gustavo Toigo apresenta detalhes sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana

O parlamentar também destacou ações voltadas ao trânsito promovidas pela prefeitura por meio do SIM Caxias


Algumas diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU - lei federal 12.587/2012) permearam o pronunciamento do vereador Gustavo Toigo/PDT, durante a plenária desta terça-feira (28/07), no Legislativo caxiense. O parlamentar destacou que a PNMU é um instrumento utilizado para integrar diversos modais de transporte. Toigo mencionou que a legislação traz definições relacionadas ao Sistema Nacional de Mobilidade (SNM). Esse é um conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do município.

"A Política Nacional de Mobilidade Urbana é regida por princípios e destaca que todo meio de transporte tem de estar à disposição das pessoas, permitindo a acessibilidade", enfatiza o pedetista, acrescentando que as diretrizes orientam para ações integradas também com outras áreas, como a habitacional.

Ao aproximar o assunto à realidade caxiense, o vereador ressalta que o município procura priorizar o transporte coletivo urbano e os cerca de 170 mil usuários, por meio do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM Caxias). O projeto envolve, entre outras ações, vias exclusivas para os ônibus, funcionamento de estações de transbordo (como a do Floresta e a do Imigrante, essa última ainda em construção) e integração tarifária (uso de uma mesma passagem em determinado intervalo de tempo).  Também demanda investimentos em obras e intervenções viárias, as quais já estão sendo desenvolvidas, como a colocação de concreto rígido nas faixas dos coletivos urbanos e melhorias na região da Rua Cristóforo Randon. O pedetista apresentou, ainda, valores aplicados ou contratados em parceria com a União.

Em relação ao estímulo ao uso da bicicleta e da definição de espaços para quem a utiliza como transporte, Toigo informou que a prefeitura deverá providenciar um plano diretor cicloviário juntamente com o plano de mobilidade.

De acordo com o pedetista, é necessário integrar os vários modais, envolvendo carros, caminhões, bicicletas, entre outros, para favorecer a comunidade como um todo, com destaque ao pedestre. Na avaliação do parlamentar, é esse caminho que a prefeitura está seguindo.

28/07/2015 - 19:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo