quinta-feira, 03/11/2022 - 240 Ordinária

Projeto de Lei n° 93/2022

VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Senhora presidente, caros colegas vereadores, gostaria inicialmente de saudar os familiares da homenageada, a Zoleima Maria Perondi, que estão aqui presentes. A Sra. Anízia Thielle, a Theolide Sicrete, a Sra. Celina Perondi, Neura Isabel Brandalise, Carmem Terezinha Perondi, Virgílio Perondi, Valter Francisco Perondi e o Sr. Armando Eugênio Perondi. Então, obrigado pela presença. Eu me sinto honrado em, neste momento, fazer essa homenagem à Sra. Zoleima. Sobre ela.
 
Zoleima Maria Perondi (Irmã Carmem Maria de Jesus Eucarístico) nasceu no dia 24 de novembro de 1931, em Caxias do Sul - 4º Distrito, filha de Pedro Perondi e de Josephina Susin Perondi.
Sua formação acadêmica iniciou na família onde cursou o primário. Após cursou o ginásio e o normal (Magistério) no Collégio Nossa Senhora da Glória em Porto Alegre. Formou-se em Serviço Social pela PUC também em Porto Alegre.
Foi vinculada ao INSS mediante contrato de trabalho, regido pela CLT, no período de 16 de julho de 1970 a 19 de março de 1979, período em que atuou como Assistente Social, no Secretariado de Ação Social da Arquidiocese de Porto Alegre, atuando na chamada Cidade de Deus. Era aposentada desde o dia 09/10/87.
Deixou os seus bens, havidos por herança, mediante testamento, para a SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CARIDADE, SEC (Irmãs do Imaculado Coração de Maria) com sede em Porto Alegre-RS, à Rua André Poente, 460, bairro Independência, na condição de serem aplicados na Assistência Social.
Zoleima ingressou no Juvenato no Colégio Nossa Senhora da Glória, em Porto Alegre - RS em 1948, com 17 anos de idade;
Foi admitida ao Postulado em 1955, no então Asilo São Benedito em Porto Alegre.
Iniciou no Noviciado Coração de Maria, em Porto Alegre - RS, ocasião em que recebeu o nome de Irmã Carmem Maria de Jesus Eucarístico;
Após dois anos de Noviciado, em 1957, emitiu os primeiros votos religiosos;
Sua consagração definitiva como Irmã do Imaculado Coração de Maria aconteceu em 31 de julho de 1963, na comunidade do Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre.
Celebrou 25 anos de Vida Religiosa Consagrada em 1982, na comunidade da Sede Geral, e 50 anos em 2007, na Comunidade do Instituto São Benedito, em Porto Alegre.
Ao longo de sua trajetória, participou de cursos de formação continuada:
Bíblia - 1965 na PUC em Porto Alegre;
Liderança Cristã - 1967 na cidade de Deus, Porto Alegre;
Retiro de 30 dias na Casa de Retiros Nossa Senhora do Caravaggio em Farroupilha;
Atualização na Vida Religiosa Consagrada - 1976 na PUC em Porto Alegre;
Liturgia - 1982 na PUC em Porto Alegre;
CERNE - 1999 na Casa de Retiros São José em Belo Horizonte MG;
Irmã Zoleima, em seus 54 anos de Vida Religiosa, integrou as seguintes Comunidades e Obras: Instituto Coração de Maria e Instituto Providência, Porto Alegre, como estudante; Obra Social Imaculado Coração de Maria - OSICOM, no Passo das Pedras, Porto Alegre, como Assistente Social, organizou a vida da Comunidade e a Ação Social, no bairro, tendo contribuído na fundação da Obra Social; Cidade de Deus, em Porto Alegre, como Assistente Social;
Sede da Província de Porto Alegre, como Vice-Coordenadora Provincial e Conselheira do Setor de Ação Social;
Sede Geral da Congregação, como Conselheira Geral de Ação Social e Pastoral;
Instituto São Benedito, Porto Alegre, como Assistente Social e Diretora da Obra Sócio Assistencial durante 20 anos. Neste tempo, contribuiu na implementação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) junto ao CMDA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e […] Posso continuar? […]
Irmã Zoleima, após quase um mês de internamento, expirou, no dia 10 de dezembro de 2011 no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, tendo como causa de sua morte: Natural "Falência Múltipla de Órgãos", atestada pela Dra Caroline Pellicioli Brun, CRM 26244. Deixou Escritura Pública de Testamento. Seu corpo foi velado no Instituto São Benedito, e após a Missa de Corpo Presente presidida pelo Padre Diógenes Casario, Carlista, seu corpo foi sepultado no Cemitério São José em Porto Alegre, no jazigo de nº 01110057, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
"Para os que crêem, a vida não é tirada, mas transformada"
 
Diante do exposto, a denominação desta via pública é uma justa homenagem a Irmã Zoleima Maria Perondi.
 
Caxias do Sul, 20 de julho de 2022; 147º da Colonização e 132º da Emancipação Política.
 
OLMIR CADORE (Autor) - Vereador - PSDB
             (Exposição de Motivos Projeto de Lei nº 93/2022Legix)
 
Por isso, eu peço aos nobres pares que aprovem esse projeto. Era isso. Meu muito obrigado.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Não realizada

Ir para o topo