quinta-feira, 21/07/2022 - 199 Ordinária

Requerimento nº 40/2022

VEREADOR MAURÍCIO SCALCO (NOVO): Senhora presidente, tanto em empresas públicas e eu acho que também nos sindicatos é importantíssimo termos transparência. Eu não vejo motivo nenhum para o sindicato não passar essas informações e não ter transparência, até porque, como eles representam quase 50 mil trabalhadores, é o mínimo que esses trabalhadores precisam ter: transparência. Muitas vezes, eles são... alguns que não são associados, em anos anteriores, eles tiveram que contribuir para o sindicato de forma obrigatória, não é, mas eles não sabem nem onde foi parar o dinheiro deles. Então eu acho que quem se diz defensor das causas trabalhistas, eu não tenho nada contra pessoas que queiram se sindicalizar, muito pelo contrário, eu acho que quem quer se associar tem que se associar, se acha que eles representam a categoria. Mas eu acho que a transparência é fundamental em todas as áreas públicas e privadas. O sindicato não deixa de ser uma grande empresa que tem que ter transparência, porque arrecada muito dinheiro da população, e a gente precisa saber onde é que está sendo destinado esse dinheiro e onde é que está sendo aplicado. Assim como a remuneração das pessoas que gerem esse dinheiro. Muito obrigado.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR RENATO OLIVEIRA (PCdoB): Presidente e nobres colegas. O sindicato tem contador não é, faz uma prestação de conta, faz uma grande prestação de conta. Tem o conselho fiscal que trata bem esse assunto. Então eu não tenho como o que faz com o dinheiro do sindicato, não tem como não ter uma transparência, não tem como... como disse o próprio vereador Scalco, é uma entidade grande. Então, assim, isso não é... não é por uma solicitação que não vai ser feito, não tem um contador. O contador é obrigado a fazer todos os anos. O contador tem a penalidade dele se ele não fizer as coisas corretas. As informações chegam a ele, chega o conselho fiscal. Então acho que o sindicato... o que arrecadam é informado também nos boletins, não é. Então, assim, mais uma vez estão estou dizendo que voto  contrário e não é por não ter a transparência, porque o sindicato não tem nada a esconder nesse sentido, só que nós estamos aqui deixando de fazer, como o vereador Zé disse, quando tem oitenta e poucas pessoas, hoje pode ser que já tenha 90, esperando por um leito de UPA para tratar desse assunto porque às vezes dá mais mídia, dá mais nas redes socais, o Facebook, do que... eu tenho aqui mais meia dúzia de pedido de cesta básica, vereador Zé, estou encaminhando alguns pela FAS, porque a gente sabe que a situação das famílias... estão passando fome. Então a gente está abrindo só para dizer isso, que sindicato não tem nada a esconder só que ele vai responder a quem precisa, a quem é sócio, a quem é metalúrgico, é sempre mandado, é noticiado o dia que é feita a prestação de contas. Quem quiser se fazer presente se faz presente, quem não quiser depois... se tem dúvida na prestação de contas, no dia que foi feita a prestação de conta, posterior é feito de novo, mostrado, tira as dúvidas. Então não tem como estar... é bem claro isso. Então por isso voto contrário, não vejo motivo de o sindicato se pronunciar sobre esse assunto porque não é dessa esfera esse assunto.
Parla Vox Taquigrafia

VEREADOR MAURÍCIO MARCON (PODEMOS): Senhora presidente, o vereador Renato falou que é público, então. Vereador Renato, quanto ganha o presidente do sindicato? O senhor sabe? Eu também não sei. Todo mundo que paga não sabe, ninguém... Até quem paga forçado não sabe, ninguém sabe. Quanto ganha o presidente afastado sindicato, Assis Melo, alguém sabe? Também não sei. Quanto gastam? Quanto arrecadam? Tu sabe vereador Bressan? Também não sei e quem paga também não sabe. Se tem contador é fácil, é só mandar para nós aqui e a gente dá publicidade e todo mundo vai ficar sabendo. Por que não pode ter transparência? Qual que é o problema? Tem alguma coisa que a gente não possa saber? Será que tem lá representante sindical que ganha 50, 60, 100 mil reais? Porque se o Renato não sabe, eu não sei, ninguém sabe, alguém deve saber se tem contador. Então esse pedido vem para representar os trabalhadores de Caxias do Sul que foram obrigados por anos a contribuir de forma ilegal para um sindicato que nem diz onde é que coloca o dinheiro. Lembrando, é claro, o sindicato pode não responder, mas se tem um contador, se tem uma transparência, se todos os dados estão públicos, eu não vejo problema nenhum do sindicato nos dar a maior transparência que nós, vereador Bressan, certamente vamos passar a população, para quem me pedi. O que se escuta é “a gente paga, vem descontado na folha e a gente não sabe para onde é que vai”. Então se o vereador Renato quiser trazer também, já que está público, pode, nem precisamos, o senhor traz aqui quanto ganha, os demonstrativos, os comprovantes, tudo certinho. Daí talvez a população vai saber que tem marajá lá dentro que ganha milhares e milhares de reais nas costas dos caras que acordam às 5 horas da manhã para ir trabalhar. É isso que talvez alguns não queiram que as pessoas saibam. Obrigado.

Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ADRIANO BRESSAN (PTB): Bom, no momento oportuno com certeza votarei favorável. Esse eu estava esperando, vereador Marcon, esse eu estava esperando para votar favorável. Olha, faz anos que eu gostaria de saber quanto que ganha o presidente, o vice-presidente. Faz tempo. Se não quiser responder não responde, mas acho que deveria porque aqui os vereadores tem transparência. O Executivo, se o senhor for secretário, se for prefeito, todo mundo sabe quanto ganha, os deputados. Agora, só na classe política será que temos que ter transparência? Lá também ano é cargo público? Não representa 50, 60, 70 mil pessoas? Eu quero saber. O vereador Renato também acho que quer saber porque ele não sabe, mas eu quero saber e tenho certeza que a população caxiense quer saber quanto ganha o presidente, o vice, quanto tem aqui de remuneração... qual é o valor e a composição do patrimônio imobilizado do sindicato. Se for usar o balanço patrimonial atualizado... perguntas importantes, precisamos saber, sim, e aí eu fico até um pouco abismado quando vejo os vereadores dizerem que não é importante pedidos de informação que representa 50, 60, 70 mil pessoas. Eu não entendo, as redes sociais dizem: Ah, mas isso aí vai para o Facebook. Mas que bom, rede social é bom. Tem que saber aqui a transparência da Casa. Muita gente neste horário está trabalhando. Nós estamos trabalhando na Casa, as pessoas estão trabalhando na metalúrgica, não tem como assistir. Vamos botar na rede social o que foi votado, o que não foi votado, quem votou desse jeito, quem votou... Eles precisam saber. Aqui todo mundo pode estar no plenário. Tem pouca gente, mas tomara que estivesse lotado. É que o horário é difícil. Parabenizo quem está aqui para acompanhar. Como é bom quando a gente tinha as sessões de noite, mas passaram para de manhã. Porque daí tinha mais gente no plenário. Então, a rede social vem, sim, para ajudar. Eu gosto que tenha transparência. Bota lá, que todo mundo vai saber quanto tu ganhas, quanto ele ganha, e tudo certo. (Esgotado o tempo regimental.) Obrigado, senhora presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Vereadores, vocês me convenceram a votar contrária com denúncias levianas, com falácias e também com esse prenúncio de posts do Facebook. Porque, sim, somos favoráveis à divulgação do nosso trabalho, mas de forma honesta. Quando é feito de forma desonesta, com vídeos acelerados, com corte de falas descontextualizadas, a gente desconfia. E eu não vejo isso como transparência, vejo isso de forma contrária. E a gente sabe que, infelizmente, é feito por pessoas desta Casa. Então eu votarei contrária, porque eu acredito que, sim, o sindicato tem todas as respostas para essas perguntas. Porque a gente acompanha o trabalho. Eu, inclusive, sou filiada ao Sindicato dos Metalúrgicos, que abre filiação para quem não é metalúrgico. Um valor um pouquinho a mais, mas filiação esta que garante diversos direitos, como médico. Eu fiz a minha vacina através de uma consulta que eu tive oportunidade de fazer pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Então a gente também tem que pensar e talvez perguntar quais são os benefícios que o sindicato dispõe à população. Mas, enquanto isso não é feito, eu votarei contrária justamente por ser tão leviano esse pedido e pelo verdadeiro objetivo dele. Obrigada.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR MAURÍCIO SCALCO (NOVO): Vereadora Estela, com todo o respeito, a gente só quer transparência. A gente não é contra a liberdade de se associar ao sindicato. A gente é favorável. Quer se associar? Vai lá! Tem os benefícios, tem a piscina. Mas é que quem paga e muitos que também são associados não têm as informações necessárias. Então, se tem transparência, se tem o contador, se sabem quanto ganham os diretores, se sabem quanto é o patrimônio, divulga. É fácil. Tragam para nós os números. A gente não quer mentir, a gente só quer botar os números para a população conhecer. É transparência, prestação de contas e transparência. É só isso, mais nada. A gente não é contra sindicato. Muito pelo contrário. Quer se associar ao Caxias, ao Juventude, ao sindicato, onde for? Pode ir! É só pagar e está ok. Mas quem não quer também tem seu direito a não fazê-lo. E quem está arrecadando dinheiro da população, tem que saber onde está sendo aplicado. É só isso. Muito obrigado.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Não realizada

Ir para o topo