terça-feira, 31/05/2022 - 177 Ordinária

Projeto de Lei nº 46/2022

VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Senhora presidente, colegas vereadores, faço questão de ler, falar um pouquinho do histórico.
 
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
 
Senhora Presidenta, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,
 
Pelegrino Piccoli nasceu em 29 de outubro de 1917. Filho de imigrantes italianos morou na comunidade de Nossa senhora da Saúde onde trabalhava na agricultura especialmente com uvas.
Ganhou vários prêmios expondo suas uvas nas edições da Festa da Uva. Em 1970 fundou a Esquadrias Centenário junto com seu filho Pedro Piccoli (falecido), empresa ativa e os netos continuam as atividades. Ele e um grupo de amigos se reuniram e compraram terras para extrair pedras para fazer a igreja Nossa Senhora Da Saúde.
Casou-se com Maria Luiza Zanrosso Piccoli (falecida) e tiveram 4 filhos. Faleceu em 23 de agosto de 1991. O Senhor Pelegrino Piccoli sempre foi muito participativo na comunidade.
Sendo assim, por se tratar de justa homenagem, espero contar com o apoio integral desta Comissão, deferindo a solicitação proposta e dando encaminhamento à normal tramitação do projeto.
 
Caxias do Sul, 19 de abril de 2022; 147º da Colonização e 132º da Emancipação Política.
VELOCINO JOÃO UEZ (Autor) Vereador - PTB
 
(Ipsis litteris – Legix)
 
Colegas vereadores, a sua neta está aqui no plenário hoje pela manhã e estava me contando que viveu junto ao seu avô até 15 anos. Então vejam bem, lá atrás a visão, ela me contou, vereador Dambrós, que a sua família conhece muito bem a família deles. Então vejam bem, ele preocupado, um grupo de amigos, só isso já justifica, na construção da igreja... Adquirir terras de onde era possível extrair pedras para construção da igreja. Pensando muito mais em comunidade do que nele próprio. Então vejam bem, nós colega da Simone Piccoli muitas vezes ali fora somos tachados como vereadores que só colocam nome de rua. Hoje é de extrema importância isso para vários segmentos já lidos ali no parecer do colega vereador Bressan, muitas vezes para o documento chegar até a residência, muitas vezes compras chegar até a residência. Hoje na situação do Uber, táxi, enfim, chegar. Então para nós é muito gratificante poder homenagear as pessoas... Nada mais justo que o Pelegrino Piccoli, ali naquela comunidade, pessoa que deixou o seu legado, deixou a sua história e com certeza tem o seu legado na igreja, além de espírito de comunidade. Ela estava me contando há pouco que durante 15 anos perdeu o avô, conviveu 15 anos, depois perdeu o pai por uma doença grave, também de câncer, e agora faz dois anos que perdeu a avó. Então para nós é muito gratificante poder homenagear uma pessoa que se destacou, deixou o seu legado na sua comunidade e nada mais justo que tê-lo como homenagem o nome de rua que será lembrado para muitos daqui para diante... Você que é muito nova ainda de poder: Olha, ali está o nome do meu avô porque deixou uma história aqui na nossa comunidade. É justo homenageá-lo dentro, eu sempre sou muito a favor, da comunidade que ele se destacou e muitas vezes não é possível, mas que ali ele fique conhecido.
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Um aparte, vereador.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Até eu tenho o nome do meu pai numa homenagem de uma rua fora, lá num bairro, e gostaria muito que fosse lá na nossa região, enfim, mas às vezes não é possível, mas desta vez deu certo, uma justa homenagem. Seu aparte ou a palavra, vereador Dambrós?
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Aparte.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Seu aparte.
VEREADOR ZÉ DAMBRÓS (PSB): Um religioso... Eu morei muitos anos na Nossa Senhora da Saúde quando vim, em 1980, para Caxias e os seus filhos. Então acho que uma justa homenagem. Ele somou muito para aquela comunidade da Nossa Senhora da Saúde como para Caxias. Então eu quero parabenizar por essa iniciativa porque é uma família que tem o espírito comunitário, de ajudar a comunidade, a sociedade em tudo aquilo que for para o bem comum. Parabéns, bela e justa homenagem.
VEREADOR VELOCINO UEZ (PTB): Obrigado e já agradeço a Simone por estar aqui e nós ter essa oportunidade de homenagear o seu avô com o nome desta rua na comunidade de Monte Bérico. Conto com o apoio dos nobres colegas.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Aprovado por Unanimidade

Parla Vox Taquigrafia
177ª Ordinária | 31/05/2022
Projeto de Lei nº 46/2022
Aprovado por Unanimidade
ADRIANO BRESSAN
PTB
Sim
ALEXANDRE BORTOLUZ
PP
Sim
CLOVIS DE OLIVEIRA
PTB
Sim
DENISE DA SILVA PESSÔA
PT
Não votou
ELISANDRO FIUZA
REPUB
Sim
FELIPE GREMELMAIER
MDB
Sim
GILFREDO DE CAMILLIS
PSB
Sim
GLADIS FRIZZO
MDB
Sim
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS
PSB
Sim
JULIANO VALIM
PSD
Sim
LUCAS CAREGNATO
PT
Sim
MARISOL SANTOS
PSDB
Sim
MAURÍCIO MARCON
PODE
Sim
MAURÍCIO SCALCO
NOVO
Sim
OLMIR CADORE
PSDB
Sim
RAFAEL BUENO
PDT
Sim
RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA
PCdoB
Sim
RICARDO DANELUZ
PDT
Sim
ROSELAINE FRIGERI
PT
Sim
SANDRO FANTINEL
PATRI
Sim
TATIANE FRIZZO
PSDB
Sim
VELOCINO JOÃO UEZ
PTB
Sim
WAGNER PETRINI
PSB
Sim
Ir para o topo