terça-feira, 31/05/2022 - 177 Ordinária

Projeto de Lei nº 49/2022

VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Senhora presidente e senhores vereadores. Eu fiz questão de vir à tribuna para falar sobre essa denominação até porque ela tem uma relevância histórica, e aconteceu por acaso. Há uns meses, as pessoas, enfim, que estão fazendo aquele complexo, o pátio da estação ali, revitalizando aquele espaço histórico, trazendo para a cidade de volta esses prédios históricos, enfim, toda a importância da estação férrea me solicitaram algumas situações de placas de carga e descarga, de proibido estacionar, enfim, várias situações ali no contexto. E eu perguntei o nome da rua que fazia vizinhança ou ficava entre os dois prédios, e essa rua não existia denominação. Aí nós definimos, conversamos, definimos em homenagear o espaço com o nome de onde tudo começou lá em 1930, que é a Cooperativa Vinícola Caxiense. Eu tenho certeza de que o pátio da estação... hoje, a gente percebe as fotos lá de 1930 e de agora de frente para a Praça das Feiras, a importância histórica, turística que esse espaço já tem. O segundo prédio já está em recuperação e deve ser finalizado até o final do ano, eu acredito, com história, com cultura, com geração de emprego e renda e principalmente com a preservação do patrimônio histórico, que é algo que, para mim, é muito caro e necessário para que a gente cada vez mais defenda aqui na cidade de Caxias do Sul. Então, o objetivo dessa denominação foi reconhecer esse espaço, denominar e fazer memória através da denominação dessa rua, recuperando tudo aquilo que começou lá em 1930, com aqueles 50 cooperativados, que é algo aqui da nossa região, trabalhar em forma de cooperativa, e a gente vê isso muito fortalecido até hoje. Esse endereço inicial que é a Rua Olavo Bilac, mas que, sempre o que chamou a atenção quando passava o trem era a vista da fachada para a Estação Férrea, que tinha toda essa importância histórica. Então fiz questão, senhora presidente, de vir aqui à tribuna apresentar a importância da recuperação dos prédios históricos por várias formas, inclusive agora a gente poder denominar um logradouro que fica entre esses dois prédios históricos de Caxias do Sul, que agora passam por recuperação, um já em plena atividade, gerando emprego, gerando renda, atraindo turistas, atraindo as pessoas de Caxias do Sul, mostrando a importância de frequentar esses espaços e de fazer com tudo isso, além das questões sociais e culturais, gerando segurança para o espaço. Então essa região de São Pelegrino, cada vez mais se fortalece, e eu fiz questão de vir aqui demonstrar e apresentar a denominação dessa rua, que vai, sem dúvida, marcar também a recuperação desses prédios históricos.
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Permite um aparte, vereador?
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Vereadora Rose, o seu aparte.
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Eu fico bastante agradecida por essa oportunidade de votar num projeto desses, te dar parabéns também por essa proposta, por nos dar a possibilidadse de valorizar um espaço tão importante para a nossa cidade. Eu acho que, além de nomes de pessoas, como o que a gente votou a pouco, a própria questão dos Piccolis, eu também morei naquela região, é importante a valorização, mas se tu analisares os espaços públicos, aqueles históricos, arquitetônicos, é trazer para a vida aquilo que, muitas vezes, é passado de geração e esquecido. Então, vou votar, oportunamente, favorável. Parabéns pelo projeto.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Um aparte, vereador?
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Obrigado, vereadora Rose. Vereador Cadore.
VEREADOR OLMIR CADORE (PSDB): Vereador Felipe, mais uma vez o senhor se manifesta e apresenta um projeto importantíssimo. Resgata uma história, resgata a cultura, resgata uma vinícola que surgiu em 1930. É muito tempo, é muita história, é muito conteúdo, e o senhor, com esse projeto, traz à tona, rememora, relembra, enfim, uma história que engrandece a nossa cidade e com certeza terá resultados positivos. Era isso. Muito obrigado.
VEREADOR FELIPE GREMELMAIER (MDB): Muito obrigado, vereador Cadore e vereadora Rose, pelas palavras. A gente já tem que começar a pensar, não é, porque logo, logo esses prédios vão completar 100 anos. Logo, logo, quando a gente se der conta, esses prédios estão completando 100 anos e eu tenho certeza de que isso vai ajudar no resgate histórico desse espaço em São Pelegrino, mas também como forma de localização para as pessoas que forem, quando ele estiver 100% completo, frequentar, os turistas ou as pessoas de Caxias do Sul irem lá e conhecer esse grande movimento que está sendo feito de recuperação de prédios históricos, que é algo que a gente defende muito e há tempo aqui na Casa. Obrigado, senhora presidente.
Parla Vox Taquigrafia

Votação: Não realizada

Ir para o topo