Voltar para a tela anterior.

Troféu Mulher Cidadã do Legislativo caxiense será entregue a seis personalidades

A concessão da honraria acontece às 19h da próxima terça-feira, em sessão solene, no plenário da Câmara Municipal


Com o intuito de valorizar as mulheres que prestam serviço relevante para a comunidade caxiense, a Câmara Municipal, em parceria com o Conselho de Direitos da Mulher (COMDIM), reconhece a trajetória de seis mulheres de Caxias do Sul com o Troféu Mulher Cidadã. A honraria será entregue na próxima terça-feira (18/06), às 19h, em sessão solene aberta à comunidade, na Sala das Sessões Deputado Nadyr Rossetti, o plenário. Também será possível acompanhar o evento por meio das redes sociais da Casa (Facebook e YouTube).

A distinção é concedida a cada dois anos, em sessão solene alusiva ao Dia da Mulher caxiense, celebrado em 11 de maio. Enaltece as mulheres que se destacaram na sociedade local. Essa data lembra o aniversário da primeira mulher a ser eleita vereadora na cidade: Ester Troian Benvenutti. Neste ano de 2024, a entrega da honraria foi realocada para o mês de junho, devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, no último mês de maio.

As seis categorias que receberão o troféu são: atividade comunitária; educação; defesa dos direitos e combate à violência contra a mulher; saúde; promoção da participação politica; profissionalização e emprego.

 

CONHEÇA AS MULHERES QUE SERÃO AGRACIADAS COM A HONRARIA:

 

Saúde: Maria Ignez Estades Bertelli, natural de Porto Alegre, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1983) e especializou-se em Pediatria e Epidemiologia. Trabalhou em UTIs neonatais e pediátricas e foi professora na Universidade de Caxias do Sul. Atuou como médica pediatra no Hospital Geral de Caxias do Sul e foi presidente do Departamento de Pediatria da Associação Médica de Caxias do Sul. Desde 1997, trabalhou na Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Caxias do Sul até 2021, contribuindo significativamente para a municipalização da saúde. Também manteve um consultório pediátrico privado.

 

Promoção da participação política: Olga Neri de Campos Lima, licenciada em Letras com pós-graduação, leciona desde 1985. Com experiência em educação privada (35 anos) e pública (30 anos), ensinou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Comprometida com a educação humanizadora e os direitos dos professores, integrou as diretorias do Sinpro Caxias e Sindiserv e participou do Coletivo de Mulheres de Movimentos Sociais do Programa Maravilha.

 

Profissionalização e emprego: Roselaine dos Santos é estilista e modelista formada pela UCS em 2006, com MBA em Gerenciamento Empresarial pela UNIFTEC em 2012. Trabalha no segmento de moda desde 1999, quando iniciou sua trajetória acadêmica e profissional. Apaixonada por modelagem, começou na moda com um curso no SENAI JOSÉ GAZOLA. Após trabalhar em diversas marcas e ter sua própria confecção de moda infantil, Roselaine realiza seus sonhos através do Rose Santos Atelier. Em 2021, lançou o projeto filantrópico Costurando Horizontes, ensinando corte e costura em parceria com Urban Class e Instituto Rosa Del Este, empoderando mulheres através do aprendizado.

 

Defesa dos direitos e combate a violência contra a mulher: Maria Elaene Tubino se formou em Psicologia pela UNISINOS em 1986, atua como Psicóloga Judiciária desde 1997 na Comarca de Caxias do Sul, RS. Trabalhou no Juizado da Infância e da Juventude até 2014 e, desde então, no Juizado da Violência Doméstica, coordenando o Projeto HORA e realizando entrevistas psicológicas de risco. É professora de Psicologia, com experiência na FSG, e Psicóloga Clínica com formação em Psicologia Transpessoal desde 2008

 

Educação: Laurinha Schmitt de Oliveira, natural de Coronel Bicaco e residente em Caxias do Sul, é graduada em Letras pela Unijuí/RS e pós-graduada em Psicopedagogia. Começou sua carreira no magistério em 1980, na rede municipal de Coronel Bicaco. Em 1989, ingressou no Magistério Público Estadual do RS, lecionando Língua Portuguesa e Literatura. Em Caxias do Sul, atuou no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, desenvolvendo projetos de leitura e metodologias inovadoras. Seus projetos, focados na formação de leitores críticos, foram premiados em eventos científicos.

 

Atividade comunitária: Jocemar Conceição Barbosa, conhecida como "Joce", é uma figura marcante no movimento comunitário de Caxias do Sul. Filha de imigrantes vacarienses, aprendeu com os pais a importância da luta por melhorias no bairro Sagrada Família. Atuou na UAB e CONAM, e é ativa em causas sociais, de direitos dos trabalhadores e diversidade, passando esses valores para sua filha Júlia Inaê Barbosa.

 

SOBRE O PRÊMIO

As indicações: a cada dois anos, a partir de sugestões de entidades e da comunidade, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) indica para a Mesa Diretora da Câmara as futuras agraciadas. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário.

Quem pode indicar: qualquer entidade, governamental ou não, de âmbito municipal, que desenvolva atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher, pode indicar ao conselho uma candidata ao troféu.

Quando surgiu: em 2004, por meio de decreto legislativo, as ex-vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi idealizaram o prêmio, que passou a ser entregue em 2005.

14/06/2024 - 17:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Com o intuito de valorizar as mulheres que prestam serviço relevante para a comunidade caxiense, a Câmara Municipal, em parceria com o Conselho de Direitos da Mulher (COMDIM), reconhece a trajetória de seis mulheres de Caxias do Sul com o Troféu Mulher Ci

Com o intuito de valorizar as mulheres que prestam serviço relevante para a comunidade caxiense, a Câmara Municipal, em parceria com o Conselho de Direitos da Mulher (COMDIM), reconhece a trajetória de seis mulheres de Caxias do Sul com o Troféu Mulher Ci

Crédito: Liandra de Souza/Câmara Caxias


Últimas Notícias

Encontrão dos Clubes de Mães – Tema: Anos 80


Olmir Cadore visita áreas de odontologia nos Centros Universitários de Caxias do Sul


Terrasol Toyota receberá o Prêmio Caxias do Sul na próxima terça-feira


Câmara promove reunião pública de prestação de contas da Festa da Uva na próxima terça-feira


Vereador Lucas Diel Propõe Troféu Caxias em Homenagem à Microempa


Ir para o topo