VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Bom, presidente, colegas vereadores, vereadoras, eu acho que a vereadora Rose confundiu uma secretaria com a outra vereadora. Porque uma coisa é a Secretaria do Meio Ambiente, e outra coisa é a Secretaria de Gestão Urbana do Weber. O que a gente está discutindo aqui é a questão do meio ambiente. Mas eu quero dizer, vereadora, e não estou aqui fazendo uma defesa do nosso colega vereador e secretário Weber.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Um aparte, vereador.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Ele pegou uma secretaria do zero, montou uma secretaria do zero. Nós aprovamos aqui FG semana passada para os servidores, estruturou. Olha, um desafio, porque se 80% da secretaria fizesse o que o Weber está fazendo de montar uma secretaria e andar, seria diferente o a cidade, estaria andando e muito bem. Inclusive muitos servidores aí em algumas secretarias que estão acomodados, estão só por FG, estariam trabalhando. E que inclusive, que se eu assumisse uma aí, eu botaria metade abaixo de FGs aí que estão se acomodando... Agora, inclusive estão fazendo uma limpa aí. Bom, eu quero dizer, vereadora Rose, sobre essa questão aí do Weber. Eles pegaram uma secretaria com processo desde 2012 parado, desde 2012. Mais de 1.700 pedidos que estavam parados, 1.700. Então, a senhora imagina quando eles solicitaram uma poda de árvore lá que estava no fio, imagina como é que ficou. A poda de árvore, e eu sou defensor que não se corte árvores, mas uma poda de árvore ela vai ajudar o cadeirante, o deficiente, o idoso a poder caminhar nas calçadas; a não estrangular os canos, a canalização que estão embaixo da terra, que isso as árvores, muitas delas fazem; a questão da insegurança, muitas vezes em uma parada de ônibus ou tapando uma iluminação. é uma série de coisas. Então, são 1.200 processos, 1.700 processos estavam parados. Eu sei que o Weber mandou mensagem para a senhora e a senhora até agora não respondeu ele, ele está aguardando a resposta da senhora e uma visita para lhe explicar sobre isso. Porque, eu, por exemplo, eu até falei com o secretário, eu disse: Secretário, eu tenho pedidos desde 2017 parados. Eu mostrei o bolo para ele. Ele disse: “Eu sei disso”. Ele disse que ele sabe, ele tem toda a consciência. Então, a hora que que forem para o Cristo Redentor, por exemplo, vão cortar 12 árvores, mas são 12 árvores que estão ali pedidos a tempo, e que são árvores realmente que já tem...
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Vou lhe pedir um aparte, por gentileza.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Que já tem o processo da Semma deferindo, porque a árvore está em situação de cair, de por, de repente, até matar uma pessoa, alguma coisa que caia em cima da pessoa. Então, a hora que foi porque os editores, vamos dizer que tão desmatando o bairro todo? Não, é por causa que tem pedidos atrasados. Seu aparte, vereadora Daiane.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Bem rapidamente, vereador Rafael Bueno, eu também acho que foi misturada a situação, principalmente, e que eu já falei em outra sessão aqui. A Secretaria do Meio Ambiente já tirou da parte dela a poda e o corte das árvores que era um problema, tá? Então, ela ficou com as licenças ambientais, com a questão do lixo, porque é ela que rege o trabalho da Codeca, ela que tem que fiscalizar. O problema do lixo em Caxias não é a Codeca, o problema do lixo é quem tem que propor melhorias e tudo mais, é a Secretária do Meio Ambiente, e a parte do departamento de proteção animal. A gente se depara com o quê, vereador Rafael Bueno? A parte de proteção animal abandonada, abandonada porque não consegue sair a licitação do parque de proteção animal anunciado, que já tinha obra iniciando durante o período eleitoral; a gente não consegue colocar o castramóvel na rua e diz que o castramóvel da UCS é bom, com cinco mil castrações, sendo que poderíamos ter 50 castrações por dia. Então, 18 mil animais abandonados na cidade, sem a castração, que precisa acontecer, e as licenças ambientais, muitas vezes, emperradas. Então, eu fico me perguntando para que o secretário do Meio Ambiente está lá? E a gente fala de uma Semana do Meio Ambiente que aconteceu em uma escola, a atividade não foi amplamente divulgada. Então, eu me pergunto para quê uma secretaria com um secretário, com um secretário adjunto, com toda a estrutura que foi falada e a gente não tem o básico que é fazer funcionar a questão da conscientização ambiental, da coleta do lixo na nossa cidade? Problemas grandes que precisam ser pensados pela secretaria e a gente não vê nenhuma atitude e infelizmente nenhuma atitude do prefeito Adiló, que a gente vem falando isso, seguidamente, desde o início do ano. Obrigado, vereador.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Obrigado. Vereador Cláudio.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Obrigado pela gentileza. O senhor sabe que para tratar desse tema das podas de árvore, a gente tem que tratar dos técnicos agrícolas, porque eu faço várias críticas ao modelo de poda de árvore e a gente tem divergência muito grande quanto se deve ser podada, não deve ser podada. Eu tenho contrariedade a podar a maioria das árvores que são podadas. E algumas eu faço requerimento para que sejam podadas porque coloca em risco a casa. Agora, nós temos na prefeitura, vereador Rafael, os técnicos agrícolas que estão vinculados à nova secretaria do Weber e eles precisam emitir um laudo para realizar o corte. E eles têm responsabilidade técnica, só que no Estatuto do Servidor não tem previsão de responsabilidade técnica do padrão deles. Então, nós precisamos alterar o padrão deles para garantir esse avanço. E quanto aos processos, em especial os processos administrativos que continuam vinculados à Semma, esses pelo menos foram colocados em dia. Obrigado, vereador Rafael.
PRESIDENTE LUCAS CAREGNATO (PT): Para concluir.
VEREADOR RAFAEL BUENO (PDT): Obrigado. Era isso, presidente.