Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Câmara Municipal de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil - www.camaracaxias.rs.gov.br



Câmara Municipal
de
Caxias do Sul


Legislação
Processo Legislativo






Senhor Presidente,
Senhora Vereadora e Senhores Vereadores,

O Vereador que o presente subscreve, observadas as disposições regimentais encaminha a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação a documentação abaixo relacionada para denominar a Rua 25 do Loteamento Popular Campos da Serra , Bairro Nossa Senhora das Graças 8º - Légua neste Município com o nome de OTTONI ADELINO ZATTI MINGHELLI.


Nascido aos 21 de Janeiro de 1907, em Caxias do Sul, Filho de Fúlvio Minghelli e de Virginia Zatti Minghelli. Casou-se com Iró Maria Brandt Minghelli, teve dois filhos: Paulo Jacob Brandt Minghelli e Ilka Terezinha Minghelli Schmitt. Possuía oito netos e seis bisnetos. Ficou viúvo em 20 de Setembro de 1978.
Faleceu no dia 25 de Abril de 1997, aos 90 anos de idade. No comércio destacou-se pela fundação da importadora Comercial Ltda, em 1937, sob a denominação de De Carli, Minghelli e Mascarello, onde eram encontrados produtos de todas as espécies, inclusive produtos importados de vários países.
Integrou a sociedade de muitas empresas, que por seu conhecimento e tino mercadológico e comercial era convidado a participar destas empresas em troca de cotas e ações. Citamos entre estas: Industrial Madeireira, Madeireira Giacomet, Grazziotin S.A. (Passo Fundo), Orient Relógios, Samuara Parque Hotel, Alfred, Banrisul, Expresso Caxiense e Companhia Vinícola Rio Grandense.
Ocupou a cadeira de suplente de Vereador, nos idos de 1950, fundou a TV Caxias em 1969, que em 1972 durante o Desfile da Festa da Uva foi realizada a primeira transmissão em cores para todo o Brasil.
Presidiu a Associação dos Comerciantes de Caxias do Sul de 1935 a 1944. Após em 3 de Outubro de 1973, foi constituída a Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, sucedendo àquela, tendo Ottoni Minghelli como presidente de honra. Foi considerado um visionário, sempre a frente de seu tempo. Exemplo disso foi que em 1956, após o incêndio da Casa Minghelli de sua propriedade, localizada na esquina da Rua Sinimbú com a Marques do Herval defronte a Praça Dante Alighieri, no coração da cidade, constitui o primeiro prédio residencial e comercial, equipado com elevador de alta tecnologia para aquela época. Denominado Edifício Minghelli. Pertencente até hoje a família.
Foi Diretor Presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, durante o mandato do governador, seu amigo pessoal, Engenheiro Euclides Triches, de 1971 a 1975.
Seu maior orgulho sempre foi a Festa da Uva, onde desde 1932, esteve envolvido na administração. Assumiu o cargo de presidente em diversas ocasiões. Também presidiu o Centenário da Colonização Italiana no Rio Grande do Sul em 1975. Ocasião que recebeu o título de comendador das mãos do Presidente da Itália.

Pela justa homenagem, esperamos contar com o apoio integral dos Nobres Pares, aprovando o presente Projeto de Lei.

Flavio Guido Cassina
Vereador - PTB
PROJETO DE LEI PL-34/2013

LEI Nº ...., DE ....., DE .................. DE ....

Denomina via pública municipal do Loteamento Popular Campos da Serra, Bairro São Luiz, com o nome de RUA OTTONI ADELINO ZATTI MINGHELLI.

Art. 1º Denomina-se RUA OTTONI ADELINO ZATTI MINGHELLI a via pública municipal do Loteamento Popular Campos da Serra, Bairro São Luiz, identificada como rua 25, código 45-03-13, com testada leste na Rua Nelly Maria Allessandrini e testada oeste na rua identificada como rua 11, código 45-02-04, tendo ao norte as quadras 3475 e 3473 e ao sul a quadra 3474.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Caxias do Sul, em


<< Página anterior.

Rua Alfredo Chaves, 1323, Caxias do Sul, RS. Cep: 95020-460. Fone/Fax: 0 XX 54 218-1600.
Copyright 2001, Câmara Municipal de Caxias do Sul.