Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Câmara Municipal de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil - www.camaracaxias.rs.gov.br



Câmara Municipal
de
Caxias do Sul


Legislação
Processo Legislativo






Senhor Presidente,
Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores,

O vereador que o presente subscreve, observadas as disposições regimentais, submete a apreciação e deliberação do colendo Plenário o Projeto de Lei, que pretende denominar a via pública, com o nome de ISAAC MENEGOTTO.

Isaac Pelegrino Menegotto nasceu em Caxias do Sul – RS, no dia 1º de agosto de 1920 e veio a falecer em 20 de novembro de 2000.

Filho de João Menegotto Filho e Amélia Batastini Menegotto, estudou e concluiu o ensino fundamental no Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Caxias do Sul e cursou o Curso Técnico Industrial, Instituto Técnico Profissional do Rio Grande do Sul, onde teve como colegas figuras expressivas do Estado e do Brasil, como o Ex-governador, Leonel Brizola.

Ao voltar para Caxias do Sul, foi por muitos anos professor de Ensino Industrial, na Escola de Aprendizagem Nilo Peçanha, do Senai, onde ajudou a formar excelentes industriais de Caxias do Sul.

Casado com Maria da Silva Menegotto (natural de Maquine), com quem teve três filhos, Vera Lucia Menegotto Vanin, João Pedro Menegotto, Marcus Vinicius Menegotto, e sete netos, Simone Vanin, Thiago Menegotto Vanin, Rachel Vanin De Zorzi, Lucas Bolzani Menegotto, Julia Bof Menegotto, Maria Eduarda Menegotto e Roberto Menegotto, e três bisnetos, João Victor Vanin Catusso, Lucca Vanin De Zorzi e Bernardo Vanin Moroso de Lima.

O Homenageado se destacou em diversas atividades comunitárias, sendo Membro Fundador do Rotary Club Caxias do Sul; Presidente do Clube Juvenil, dentre tantas outras.

Durante 39 anos, Isaac Menegotto foi responsável pelos desfiles e confecção dos carros Alegóricos da Festa da Uva, inclusive no desfile de 1972, presidida pelo ex-prefeito, in memorian, Mario Bernadino Ramos, no qual foi inaugurada a televisão a cores no Brasil, e o ministro das comunicações era o caxiense Higino Corsetti. o que lhe valeu o convite para a confecção do stand no Rio Grande do sul, na Feira da Província, no Rio de Janeiro.

Por muitos anos foi responsável pela ornamentação da cidade, durante as Festas da Uva, o que lhe valeu reconhecimento público;

O homenageado coordenava a confecção dos carros alegóricos, no período de Festa da Uva, sendo que no último desfile sob sua coordenação, foi na Festa da Uva de 1984, quando criou o carro da Rainha Marisa Dotti. O carro era uma imponente coroa que se locomovia sem ser tracionado por um trator. Nessa ocasião foi aplaudido de pé pelo Presidente da República João Figueiredo e pelo Prefeito de Caxias do Sul Victorio Três. O presidente desta festa foi o ex-prefeito Mario Vanin.

Isaac Menegotto foi convidado para confeccionar os carros alegóricos da Festa Nacional do Vinho (FENAVINHO), de Bento Gonçalves, na presidência de Tel Antinolfi e recebeu convite para confeccionar os carros alegóricos da FENADOCE de Pelotas, na presidência de Sr. Bertoldi, e naquela ocasião o Prefeito da localidade era o Sr. Ary Alcântara.

Destacou-se também na atividade pública, quando nos anos de 1975 e 1976, foi o primeiro Diretor Técnico da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA), juntamente com o ex-prefeito Hermes João Weber, que foi o primeiro Presidente, tendo estruturado todo o funcionamento da Empresa Pública Municipal.

Diante do exposto, atendendo o pedido de familiares e da comunidade caxiense, aliado à importante participação e contribuição de ISAAC MENEGOTTO para a comunidade de Caxias do Sul, esperamos contar com o apoio dos nobres pares para a aprovação do presente projeto lei.

Francisco de Assis Spiandorello
Vereador - PSDB
PROJETO DE LEI PL-63/2008

LEI Nº ...., DE ....., DE .................. DE ....

Denomina a via pública Rua E do Loteamento Residencial Cidade Industrial, Região Administrativa 13 - São Giácomo - com o nome de RUA ISAAC MENEGOTTO.

Art. 1º Denomina-se RUA ISAAC MENEGOTTO a via pública Rua E do Loteamento Residencial Cidade Industrial, Região Administrativa 13 - São Giácomo - codificada com o nº 43-13-10, que apresenta testadas a oeste na Rua Ademar Angelin de Almeida e a leste na Rua Manlio Randazzo e confronta ao norte com a quadra nº 5624 e ao sul com as quadras nº 5625 e nº 5626.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Caxias do Sul, em


<< Página anterior.

Rua Alfredo Chaves, 1323, Caxias do Sul, RS. Cep: 95020-460. Fone/Fax: 0 XX 54 218-1600.
Copyright 2001, Câmara Municipal de Caxias do Sul.