Voltar para a tela anterior.

Prêmio Caxias do Sul foi outorgado à Promotora de Justiça Janaína De Carli dos Santos

Premiação aconteceu durante a Sessão Ordinária da última terça-feira


Na Sessão do dia 09, a Promotora de Justiça do Ministério Público de Caxias do Sul, Janaína de Carli dos Santos, foi homenageada com o Prêmio Caxias do Sul, que lhe foi conferido como um reconhecimento ao seu trabalho em prol das causas ambientais, em defesa dos animais e do direito dos consumidores.

O proponente da homenagem, Vereador Mauro Pereira/PMDB, entende que se todas as entidades que trabalham nessas áreas não tivessem o apoio da Dra. Janaína, certamente enfrentariam dificuldades para atingir seus objetivos. Ainda de acordo com o parlamentar, as pessoas que trabalham com a promotora são unânimes em afirmar que ela é uma mulher de fibra, domina com precisão as relações do Ministério Múblico que a ela competem, ainda é uma pessoa muito amiga, companheira e humana. A Dra. Janaina é justa fazendo justiça! salienta o vereador peemedebista.

Entre um de seus diferenciais, a Promotora Janaina reverte valores de danos ambientais (multas) em benefício de recuperação de áreas degradadas e auxílio para o serviço de fiscalização, como Brigada Militar, Patram, Ongs como Soama, bem como para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Tudo isso por intermédio de termos de ajustamento de condutas e tendo como base as Leis dos Crimes Ambientais e a Lei do Juizado Especial Criminal das Pequenas Causas.

Em seu pronunciamento, a Promotora agradeceu o prêmio, emocionada. Creiam, senhores, tenho paixão pelo que faço e com o meu trabalho tento ajudar as pessoas, ainda que indireta e coletivamente, como quando atuo na área de proteção ambiental. Aliás, o individual e o coletivo são, para o Promotor de Justiça, temas que seguem opostos e ao mesmo tempo interligados durante sua atuação profissional, discursou a promotora. E finalizou: Agradeço a toda a comunidade caxiense e espero poder continuar por longo tempo, como cidadã desta cidade, a exercer com dignidade as tarefas de Promotora de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

As autoridades que fizeram parte da mesa principal foram: a homenageada, Dra. Janaína De Carli dos Santos; o Procurador-geral do Município, Dr. Lauri Romário Silva, representando o prefeito José Ivo Sartori; o Dr. Adrio Gelatti, representando a Procuradoria-geral da Justiça do Rio Grande do Sul e a Promotoria de Justiça de Caxias do Sul; o Comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, tenente-coronel Antônio Carlos Gasparelli; o coordenador das Promotorias, Dr. Luiz Carlos Prá, e o Presidente do Poder Legislativo, vereador Moisés Paese.

 Quem é Dra. Janaina

Nascida em Porto Alegre em 19 de abril de 1977, Janaína de Carli dos Santos é Bacharel em Direito pela PUC-RS e pós-graduanda em Interesses Difusos e Coletivos pela Fundação Escola do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Desde 2004 exerce suas atividades profissionais junto à 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul, que detém atribuições nas áreas ambiental, de defesa do consumidores e da ordem urbanística.

Filha do médico oftalmologista Jorge Olavo Nichele dos Santos e da artista plástica Mara Salete De Carli dos Santos, tem duas irmãs, a médica anestesista Priscilla De Carli dos Santos e a arquiteta Jéssica De Carli dos Santos. Janaina é casada com o também Promotor de Justiça, na Comarca de Vacaria, Eduardo Só dos Santos Lumertz.

11/03/2010 - 14:10
Assessoria do Vereador Mauro Pereira/PMDB>Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo