Voltar para a tela anterior.

Câmara e Prefeitura descerram placas alusivas aos 60 anos do Monumento Nacional ao Imigrante

Para Toigo, a obra consagra o amor de todas as etnias à Pátria brasileira


Placas alusivas aos 60 anos do Monumento Nacional ao Imigrante foram descerradas na manhã desta sexta-feira (28/02), junto à obra. As homenagens da Câmara Municipal de Caxias do Sul e da Prefeitura visaram a reconhecer o empenho de todos os que se envolveram na construção da escultura, inaugurada pelo ex-presidente Getúlio Vargas, em 28 de fevereiro de 1954. Familiares de alguns idealizadores estiveram presentes ao ato.

O presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, destacou que a obra consagra o amor de todas as etnias à Pátria brasileira. Lembrou que, em 1º de janeiro de 1949, Luiz Compagnoni havia dado início às atividades da comissão que levaria adiante o projeto do monumento. "O escultor Antonio Caringi idealizou a arte final. Ela simboliza o desejo dos imigrantes de todas as etnias do país de serem considerados brasileiros", enalteceu.

O prefeito municipal de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, classificou como visionário o ex-presidente Getúlio, ao apoiar a construção do monumento, na cidade. "Há 60 anos, ele foi capaz de perceber o nível de miscigenação que Caxias alcançaria", salientou. Para Alceu, ao consagrar a imagem do homem, da mulher e do filho, Caringi eternizou a figura da família, na condição de esteio indispensável, para qualquer cidadão.

Diversos vereadores prestigiaram o ato da manhã de hoje, como Arlindo Bandeira, Edi Carlos, Edson da Rosa, Felipe Gremelmaier, Flávio Cassina, Henrique Silva, Jó Arse, Zoraido Silva, além do diretor-geral da Casa, Normelio Zanotto.

Logo mais, às 16h, no estande do Legislativo, no mezanino do centro de eventos da Festa da Uva, por meio de condecorações, a Câmara homenageará os familiares dos cidadãos que ajudaram a idealizar e construir o monumento. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

Abrelino Vicente Vazatta: Foi reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), encarregado pela comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante, de realizar a doação do bem ao município de Caxias do Sul, em 21 de junho de 1985.

Américo Garbin: Foi vice-presidente da comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante.

Antonio Caringi: O Monumento Nacional ao Imigrante está entre as principais obras do escultor pelotense. É autor da Estátua do Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre, cuja inauguração aconteceu em 1958. Também, na Capital, assina o Monumento ao Expedicionário, de 1951. Iniciou sua carreira internacional em 1928. Atuou na Academia de Belas Artes de Munique, na Alemanha.

Casal Luiz e Enrica Zanotti: Casal de imigrantes que serviu de inspiração para o Monumento Nacional ao Imigrante.

Euclides Triches: Foi governador do Estado do Rio Grande do Sul (1971-1975), prefeito de Caxias do Sul (1951-1954). Participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Humberto Bassanesi: Foi secretário da comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante. Presidiu a Câmara Municipal de Caxias do Sul, em 1956. Como presidente da Festa da Uva, em 1975, contribuiu com o processo de transferência da sede do evento, da Rua Alfredo Chaves para o parque, nos altos do Seminário Aparecida, onde se constituíram os novos pavilhões. À época, comemorava-se o centenário da imigração italiana, em Caxias do Sul e na região Nordeste do Estado.

José Zambon: Foi mestre e pedreiro nas obras do Monumento Nacional ao Imigrante.

Julio Ungaretti: Presidiu a Festa da Uva em 1950 e participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Luciano Corsetti: Foi prefeito de Caxias do Sul (1947-1951) e participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Luiz Compagnoni: Presidiu a comissão que planejou a construção do Monumento Nacional ao Imigrante, foi deputado federal e estadual e dirigente-fundador do jornal Pioneiro. Filho dos imigrantes italianos Lucio e Isabel Pasinato, Compagnoni nasceu em São Marcos. Era formado em Direito. Casou-se com Mercedes Pitta Pinheiro, com quem teve cinco filhos: Beatriz, Suzana, Luiz, Marco Antonio e Elizabeth.

Silvio Toigo: As principais obras do arquiteto italiano, em Caxias do Sul, são o edifício-sede da Metalúrgica Abramo Eberle, o prédio do Clube Juvenil, o Clube Recreio da Juventude, o Cinema Guarany, o prédio das Lojas Magnabosco. Também construiu a Vinícola Peterlongo, em Garibaldi. Participou do desenvolvimento do Monumento Nacional ao Imigrante.

Tito Bettini: Coordenou o trabalho de fundição do Monumento Nacional ao Imigrante. Também realizou a fundição do busto de Duque de Caxias, para o monumento localizado na praça central, e o de Getúlio Vargas, na Avenida Júlio de Castilhos.

28/02/2014 - 13:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo