Voltar para a tela anterior.

Paese exalta legado de Brizola na educação

Assunto foi abordado na Sessão desta terça-feira (02)


Harty Moisés Paese/PDT repercutiu matéria publicada no jornal Zero Hora no fim de semana. O texto aponta que a eficácia do sistema educacional relaciona-se com o tempo de permanência das crianças nas escolas. Segundo a reportagem, as crianças gaúchas passam, em média, 4h12min nas escolas. Porém, até 50% desse tempo é pulverizado em atividades que não se relacionam diretamente com educação

Paese comentou que o problema havia sido detectado há décadas pelo falecido Leonel Brizola, que quando governador defendeu e investiu na educação de tempo integral.

Brizola sempre soube que a educação é o que muda um país, tanto que fez investimentos consistentes nessa área. Em quatro anos de governo, foram construídas mais de 5 mil escolas. Como exemplo de seu empenho, há as Brizolinhas, que antecederam as famosas Brizoletas.

O vereador lembrou ainda a criação dos 500 Centros Integrados de Educação Pública, os CIEPS. Neles, os alunos tinham acesso à educação integral.

Oposição e meios de comunicação acusavam os CIEPS de serem depósitos de crianças. Hoje, vemos estudos de especialistas, que demonstram o que sempre foi defendido por Brizola: educação é uma arma potente no combate das mazelas sociais.

Gustavo Toigo/PDT também demonstrou a convicção de que gastos em educação são investimento, sobretudo no ensino fundamental, que segundo ele precisa ser prioritário. O modelo apresentado por Brizola era diferenciado, aplicado em crianças em vulnerabilidade social, e não deveria ser esquecido.

Na visão de Paese, Brizola foi responsável por uma revolução educacional nunca antes vista pelo país. Mesmo odiado pelos meios de comunicação e criticado por adversários políticos, deixou seu legado.

02/03/2010 - 19:37
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo