Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação discute a abertura do ano letivo

Audiência Pública tratou da gestão educacional no município para 2010


Na tarde desta-terça-feira (23), foi realizado no Plenário da Câmara encontro da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo. Participaram também o secretário municipal da Educação, Edson da Rosa, e a professora Marta Fattori, da 4º Coordenadoria Regional da Educação (CRE).

O objetivo da reunião foi abordar, a nível de informações, o início do ano letivo 2010 e o funcionamento da Central de Matrículas. Atualmente, Caxias possui 85 escolas de ensino fundamental e 36 de educação infantil. A rede municipal atende em torno de 71 mil alunos.

Para Edson da Rosa, os trabalhos estão a contento. Lembrou a abertura oficial do ano letivo, em 18 fevereiro, e explicou a demanda atual de vagas. Foram ofertadas 400 novas colocações, porém ainda há crianças na fila de espera. Os investimentos são muito altos. O custo de uma escola Infantil é de R$ 700 mil, em Caxias são necessários R$ 14 milhões apenas para a parte da educação infantil. Além disso, os vendavais do ano passado causaram danos estruturais, o que trouxe mais necessidade de investimentos.

Marta Fattori comentou a abertura de 12 mil novas vagas, entre rede estadual e municipal. Disse ainda que, entre as atividades de 2010, a Coordenadoria vai assessorar na implantação da proposta pedagógica para realizar ensino e aprendizagem efetivos. Juntos, município e estado, atenderemos as demandas da rede de ensino, com foco no aluno.

A coordenadora citou projetos voltados ao ensino, como o Programa Professor nota 10, que capacitou 900 docentes para lidar com as novas necessidades do ensino. Reforçou a importância do comprometimento das famílias com a matrícula e a aprendizagem do aluno propriamente dita.

Segundo Eloi Frizzo/PSB, presidente da Comissão, a reunião foi esclarecedora com relação às ações da Secretaria e da 4ªCRE para atender à demanda de início de ano. As colocações foram bastante satisfatórias e a Comissão fará o acompanhamento das atividades durante 2010, conclui.

 

23/02/2010 - 16:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo