Voltar para a tela anterior.

Velório do ex-presidente da Câmara Bernardino Conte ocorre no Crematório Metropolitano

Além de ter sido vereador no Legislativo caxiense, assumiu a prefeitura em 1959


O velório do ex-prefeito e ex-vereador de Caxias do Sul Bernardino Conte, 93 anos, ocorre no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. A cremação está prevista para as 20h desta segunda-feira (29/07). Conte morreu ontem (28/07), por volta das 20h30min, vítima de uma parada respiratória. Viúvo de Virgínia (que faleceu há 90 dias), ele deixa seis filhos. Há mais de uma década ele residia com familiares, na Capital gaúcha.

Bernardino Conte foi suplente pelo Partido de Representação Popular (PRP) no Legislativo caxiense, durante a II Legislatura (1952 a 1955). Nos períodos de 1956 a 1959 e de 1960 a 1963, atuou como vereador titular também pelo PRP. Nos anos 1959 e 1961, respondeu pela presidência da Casa. Em 1959, também assumiu a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

Um dos filhos de Bernardino, o economista Régis Luiz Conte conta que o prefeito à época era Ruben Bento Alves, que deixou o cargo para assumir outra função e abriu espaço para Conte comandar o município, no período de 1º de abril a 31 de dezembro de 1959. "Como o pai estava na presidência da Câmara e não havia vice naquele momento, coube a ele assumir como prefeito. Meu pai era um realizador e costumava se envolver com atividades sociais e ligadas à comunidade. Atuou em diversas áreas e trabalhou muito por Forqueta. Como prefeito, ajudou na criação de bairros e escolas, em Caxias", relata Régis.   

Por sua atuação, Bernardino Conte recebeu o título de Cidadão Caxiense da Câmara Municipal, em 12 de junho de 1991.  Natural de Garibaldi, o ex-prefeito nasceu em 21 de abril de 1920. Filho de Ermelinda e Julio Conte, era formado em Contabilidade e Ciências Jurídicas e Sociais.  Foi no ano de 1939 que passou a residir em Caxias do Sul, onde desenvolveu importantes atividades nas áreas industrial, comercial e política. Na indústria, entre outras funções, foi diretor-presidente da Rodoviária S.A. - Indústria de Implementos para o transporte e da Rodoviária Capixaba S.A.

No eixo comercial, atuou em cargo de comando no Banrisul, presidiu a Associação das Distribuidoras de Valores do Sul e foi diretor da Empresa Jornalística Pioneiro. Bernardino também se destacou na vitivinicultura e no cooperativismo. Fez parte da direção da Cooperativa Vinícola Forqueta Ltda e do Conselho Diretor da União Brasileira de Vitivinicultores (Uvibra). Também respondeu pela presidência da Associação das Cooperativas do Rio Grande do Sul e pela vice-presidência da União Nacional das Cooperativas (Unasco).

29/07/2013 - 14:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo