Voltar para a tela anterior.

Assis Melo/PCdoB visita usina de reciclagem

Vereador propõe projeto para melhorar a renda dos recicladores


 

Na manhã desta quarta-feira (03) Assis Melo visitou a Associação de Recicladores e Carroceiros Aeroporto (ARCA). Durante a sessão ordinária do mesmo dia e na Tribuna, o vereador falou sobre essa visita.

A ideia é apresentar um projeto que garanta ao menos um salário mínimo para os recicladores. Atualmente as reciclagens trabalham em forma de cooperativa, dividindo em partes iguais o valor da venda do lixo seletivo. No caso da ARCA, foi constatado que há meses em que os trabalhadores recebem apenas R$ 300,00 cada.

A coordenadora da ARCA, Fátima Teresinha de Freitas, conta que trabalham 14 pessoas no local e que muitas vezes é necessário procurar a Fundação de Assistência Social (FAS) para conseguir cestas básicas, devido ao baixo valor conseguido na partilha. Fátima disse ainda que existem diversos problemas de infraestrutura. A separação inadequada do lixo que chega à associação também prejudica o trabalho.

Assis Melo mostrou-se sensível às dificuldades dos recicladores. Vocês realizam um trabalho de extrema importância para a sociedade e não são reconhecidos. Imagina se todo esse lixo que vocês reciclam estivesse na rua. Vamos lutar para garantir um mínimo de condições de trabalho e um salário fixo para os recicladores.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), atualmente existem 10 Associações de Recicladores na cidade, nas quais trabalham cerca de 300 pessoas.

04/02/2010 - 14:10
Gabinete do Vereador Assis Melo/PCdoB
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo