Voltar para a tela anterior.

Projeto do Vereador Mauro Pereira que institui o dia do reciclador foi aprovado


O Projeto de Lei, de autoria do Vereador Mauro Pereira/PMDB, foi aprovado por unanimidade na Sessão desta terça-feira (22) e institui o dia Municipal do Reciclador (Agente Ambiental), a ser comemorado na primeira semana do mês de junho, durante a semana do Meio Ambiente.

Um dos grandes desafios para aqueles que vivem em grandes centros urbanos é saber como garantir a qualidade de vida de seus moradores. A industrialização e o desenvolvimento permitem que a população tenha mais conforto, acesso aos bens de consumo e às novas tecnologias. Entretanto, uma das principais consequências negativas do desenvolvimento das cidades é a produção de resíduos e a poluição do meio ambiente. Por isso, deve-se ter em mente a importância do reaproveitamento do lixo para que esses materiais poluentes não fiquem acumulados na natureza.

A Codeca - Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul - recolhe cerca de 60 toneladas de lixo seletivo (que pode ser reciclado) por dia. As Associações de Recicladores e outros catadores de lixo são responsáveis pelo recolhimento de mais 30 toneladas por dia, totalizando 90 toneladas de lixo seletivo que são produzidas pela população caxiense por dia.

Só em Caxias do Sul, existem dez Associações de Recicladores oficiais, sendo que o setor emprega 300 pessoas diretamente e mais de 3000 pessoas indiretamente. A atividade é extremamente importante pois, além de gerar emprego e renda, é uma aliada essencial na preservação do meio ambiente. Dessa forma, os recicladores são verdadeiros agentes ambientais, que colaboram com o desenvolvimento do município. A atividade e a função devem ser valorizadas e incentivadas.

Implantar o Dia Municipal do Reciclador (Agente Ambiental) em Caxias do Sul representa um avanço em relação ao meio ambiente, pois demonstra respeito e valorização a aqueles que, com trabalho, contribuem para a preservação da natureza. A reciclagem de lixo é fundamental para que tenhamos uma cidade mais limpa e sustentável.

23/12/2009 - 15:37
Assessoria do Ver. Mauro Pereira/PMDB
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo