Voltar para a tela anterior.

Pedido de informações sobre tratamento de esgoto não é acatado

Ana questionava diversos itens das Estações de Tratamento de Esgoto


O programa de obras e saneamento, implantado pelo Executivo caxiense por meio do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae), foi questionado pela vereadora Ana Corso/PT, por meio de um pedido de informações. O documento, entretanto, foi rejeitado pela maioria dos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (11/12).

Conforme Ana, o Executivo afirma que no último mês de governo da atual administração, 86% do esgoto está sendo tratado, mas não há confirmação desse percentual. Ela destacou, ainda, que já foram investidos milhões de reais nas bacias do Tega, Pinhal, Belo, Pena Branca e Samuara.

No pedido, Ana faz uma série de questionamentos em torno das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE). Dentre as perguntas, a vereadora quer saber quais estações já estão finalizadas e quais estão em obras, a capacidade de tratamento de cada uma delas, a vazão que está chegando a cada uma das estações que já estão em funcionamento e quando entrarão em funcionamento as ETEs ainda em obras.

Ana questiona, também, quais as empresas que, ao longo dos oito anos do atual governo, tiveram ou ainda têm contratos com o Samae para execução das obras de saneamento das bacias. Para cada bacia, a petista pede o número dos contratos e nomes das empresas, separando o que é referente à construção das ETEs e à implantação de canalizações.

No que diz respeito as despesas, a vereadora pede relação dos gastos, até agora, com a implantação do projeto e fiscalização das obras. Ana inquere, ainda, se o Samae cobrará dos usuários que pertencem às áreas já cobertas pelo tratamento, o valor tarifário com percentual relativo ao e em quanto somará a receita.

O vereador Guiovane Maria/PT anunciou que foi aberto no Ministério Público um pedido de investigação das obras de tratamento de esgoto e que o pedido informações contribuiria para o processo. Para Guiovane, o fato do Executivo anunciar que 86% do esgoto está sendo tratado, consiste em propaganda enganosa, já que, segundo ele, não há comprovação de que o percentual chegue a tal número.

 

ALAOR MICHELS DE OLIVEIRA PMDB Não

ANA MARIA CORSO PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

* EDIO ELÓI FRIZZO PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Não

FELIPE GREMELMAIER PMDB Não

FRANCISCO DE ASSIS SPIANDORELLO PSDB Não

GUIOVANE MARIA PT Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não

MARCOS ANTONIO DANELUZ PT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Não

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Presente

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VINICIUS DE TOMASI RIBEIRO PDT Ausente

11/12/2012 - 22:55
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo