Voltar para a tela anterior.

Prestação de contas das representações parlamentares é discutida

Projeto busca divulgar relatórios de participação de eventos para a população


A transparência no ambiente da Câmara Municipal de Caxias do Sul permeou as discussões dos vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira (11/12). A proposta que institui a necessidade de apresentação de relatórios dos eventos, com participação dos parlamentares representando a Casa, foi apreciada, na oportunidade. A matéria, de autoria do vereador Daniel Guerra/PSDB, deverá retornar ao plenário Nadyr Rossetti, para segunda discussão e votação.

Guerra relatou que a iniciativa visa proporcionar maior transparência entre as contas públicas e os cidadãos caxienses. Apontou que, caso o projeto seja promulgado pelo presidente do Legislativo, o vereador envolvido deverá apresentar relatório detalhado do evento visitado, na sessão ordinária posterior ao término do período de representação. De acordo com a proposição, os dados também passariam a estarem disponíveis no sítio eletrônico da Casa, através de um novo espaço, que seria intitulado de Representações/Congressos/Eventos. Guerra afirmou que a medida concorda com a recente lei que difundiu o acesso às informações dos poderes públicos.

O tucano ressaltou que a proposta garantiria que cursos, congressos, reuniões e similares, repercutissem na Câmara. Segundo o texto do documento, o parlamentar que não atendesse às determinações, receberia falta nos dias de representação.

Na mesma linha, o vereador Renato Nunes/PRB disse acreditar que, com a possível promulgação da proposição, a população poderia acompanhar a atuação dos parlamentares. Defendeu que o parlamentar que estiver representando a Casa deve acompanhar o evento na íntegra.

11/12/2012 - 22:54
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo