Voltar para a tela anterior.

Câmara celebra os 25 anos da Gazeta de Caxias

Guiovane afirmou que o jornal é o segundo mais lido do município


Os 25 anos da Gazeta de Caxias motivaram a homenagem, realizada na tarde desta quarta-feira (28/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Com circulação semanal de dez mil exemplares por tiragem, o periódico é tido como o segundo jornal mais lido do município, conforme a informação do vereador Guiovane Maria/PT. O vice-presidente da Casa, Renato Oliveira, coordenou a cerimônia.

A partir da tribuna, Guiovane fez a saudação do Legislativo. Destacou que a publicação vem servindo de contraponto, com a missão de informar a sociedade. Trata-se do mais antigo jornal genuinamente caxiense a se manter em circulação, observou. O parlamentar também salientou o respeito do periódico aos direitos humanos e aos princípios democráticos. Ressaltou, ainda, o empenho do diretor da Gazeta de Caxias e ex-vereador, Odir Frizzo, de manter o jornal ativo.

Após receber a placa de reconhecimento, Frizzo procurou rememorar o trabalho pioneiro dos responsáveis por O Pellegrino. Este era o nome do jornal desde a sua fundação, em novembro de 1987, até abril de 1997, quando passou a se chamar Gazeta de Caxias. O diretor do periódico lembrou momentos do seu período como vereador (1989-1996), como debates e a própria relação entre os seus colegas políticos.

O coordenador de comunicação da Prefeitura de Caxias do Sul, Paulo Vasques, enfatizou a contribuição do semanário para a imprensa local. Ele citou o editor da publicação, João Cláudio Garavaglia, como um dos decanos do jornalismo caxiense, o que motivou os aplausos dos vereadores.

Coube à Mesa Diretora da Casa a proposição do requerimento. De acordo com o texto, desde 1995, o periódico tem circulação semanal. Antes, era mensário. Frizzo está à frente da publicação desde 1990. Ao longo da sua existência, deixou de se restringir aos assuntos do bairro São Pelegrino e ampliou o conteúdo para temas analíticos, de opinião e polêmicas.

Além da presidente Geni Peteffi, integram a Mesa Diretora os vereadores Renato Oliveira (vice-presidente), Francisco Spiandorello (2º vice-presidente), Alaor de Oliveira (secretário) e Guiovane Maria (2º secretário).

28/11/2012 - 18:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo